O isolamento social realizado por conta da pandemia de coronavírus tem deixado a maior parte da população dentro de casa, o que afeta shows, peças de teatro, apresentações musicais etc. Assim, artistas e produtores culturais têm se organizado para que a cultura no país não freie totalmente.
Festivais, espetáculos, rodas de samba e até contação de histórias têm sido feitas via transmissão ao vivo. O Dia destaca algumas das programações do fim de semana.
No topo da lista de festivais, o 'Fico em Casa' vai levar muito som aos fãs. As lives começam a partir de 13h30 de hoje, com a escritora e palestrante Maíra Azevedo em uma troca de ideia com o público. Às 17h30, Emicida agite a live, seguido Pedro Salomão, às 18h00.
Quem encerra o dia de quase 10h ininterruptas de música é Paulo Miklos, às 23h. Cada apresentação tem 30 minutos e ocorrem no perfil @festivalficoemcasabr no Instagram e nas contas oficiais de cada artista.
Para quem quer curtir um samba, Moacyr Luz, há 15 anos na linha de frente do Samba do Trabalhador, aderiu ao movimento de levar música ao vivo para as redes sociais em tempos de confinamento.
Hoje, a partir das 18h, o sambista vai realizar uma nova apresentação intimista para os internautas no perfil oficial dele no Instagram, o @moaluz. Além de sucessos do samba, Moacyr vai mostrar canções que estão CD mais recente do Samba do Trabalhador, "Fazendo Samba", e uma canção nova, inspirada no atual cenário de confinamento.
Como opção de teatro, a Palavra Z Produções Culturais deu início a ação Teatro Online. São diversos espetáculos disponíveis para o público, desde peças infantis à adultas, sempre oferecidos de 10h as 17h e de 18h as 00h. A programação vai até domingo e os dias e horários, assim como os links de cada apresentação, podem ser acessados em https://bit.ly/2QJzLPJ.
A produtora Ih, Contei, especializada em arte e educação, tem realizado lives diárias às 16h com contação de histórias para as crianças, cheia de figurinos e fantoches. O conteúdo de hoje, amanhã e domingo pode ser visto no perfil @ih_contei no Instagram.
Os criadores do projeto são Elton Pinheiro e Leandro Pedro, afirmam que, apesar do momento difícil, as lives têm servido como um espaço importante de conscientização "Utilizamos também das histórias para difundir informações de cuidados de higiene para prevenção ao corona vírus de forma correta e precisa para as crianças", dizem.
Outra opção para os pequenos é o canal do YouTube da Turma da Mônica. Nos próximos dias, conteúdos gratuitos da Turma da Mônica Clássica e até de releituras mais recentes obra de Maurício de Sousa serão disponibilizados.
Aos que sentem falta de exposições, o Museu de Astrologia e Ciência Afins (MAST) preparou visita online e uma experiência de realidade virtual do homem na lua no site https://bit.ly/2UDGXxM.
O Museu de Arte do Rio (MAR) também entra na onda de gerar conteúdo na internet e lança o #MARdeCasa, iniciativa com podcast, visita online, vídeos no canal do YouTube do museu e catálogos para download. Tudo está liberado em https://bit.ly/3ahThue.