A sambista Dorina recolhe doações para mulheres que ficaram sem fonte de renda após a quarentena - Divulgação
A sambista Dorina recolhe doações para mulheres que ficaram sem fonte de renda após a quarentenaDivulgação
Por O Dia

Rio - Em tempos de coronavírus e isolamento social, com shows e apresentações cancelados, a sambista Dorina e a multi-instrumentista Ana Paula Cruz, integrantes do movimento Encontro de Mulheres na Roda de Samba, se uniram para auxiliar artistas que estão enfrentando dificuldades. Segundo elas, a ação solidária é basicamente "uma caixinha", abastecida com doações.

"Algumas mulheres que fazem parte do nosso grupo têm outras profissões, são assalariadas e podem contribuir com a caixinha. Dorina está pedindo aos amigos, eu também estou pedindo, para que outras mulheres possam ter o básico, que é o alimento. Acho que tendo comida e saúde, o resto a gente corre na frente", explica Ana Paula.

As mulheres que vão receber as doações se apresentavam em bares e pequenas casas de espetáculos na noite do Rio. Após o início da quarentena, elas ficaram praticamente sem fonte renda.

TRANSMISSÕES

Segundo Dorina, as transmissões ao vivo, realizadas por vários artistas nas redes sociais, não garantem o ganha-pão. "Tem muita proposta de transmissão de show em casa, de entrevistas, mas isso não adianta. Ninguém paga por isso, né? Acho legal fazer live. Mas, poxa, lembra de botar um dinheirinho ali pro artista, sabe?", diz a sambista, adiantando que dez mulheres já foram beneficiadas pela caixinha, com doações entre R$ 200 e R$ 400.

Ana Paula acredita que a ação solidária faz com que pessoas próximas saibam que não estão sozinhas em meio a esse momento de dificuldade. "Um projeto como esse ajuda a manter a esperança acesa. Ajuda a perceber que a gente não está sozinho e que esse tempo difícil é só uma chuvarada, uma trovoada, um maremoto, e que isso tudo vai passar, que as pessoas já estão umas preocupadas com as outras, que isso é além do artístico", diz.

Para quem quiser ajudar, basta entrar em contato com Dorina e Ana Paula por meio do Instagram, respectivamente nos perfis @dorinasamba e @anapaulacruz6. Na rede social, elas passam as instruções e a conta para receber as doações.

 

Você pode gostar
Comentários