Aventuras Maternas: receitas para a Páscoa em família  - Divulgação
Aventuras Maternas: receitas para a Páscoa em família Divulgação
Por Aventuras maternas
No próximo domingo será Páscoa e um ótimo motivo para comemorar em família, mesmo em tempos de isolamento e sem poder convidar os parentes que moram em outros locais. E vale tudo: doces, lanches, biscoitos e o que mais a criatividade deixar (e tiver na despensa, para não precisar sair de casa).
A seguir, algumas receitas simples que todos, crianças e adultos, vão adorar. E o melhor: algumas podem ser feitas com a ajuda da garotada.
Publicidade


PUDIM NUVEM DE CHOCOLATE (Chef Saschi, especialista em culinária funcional e criadora do Adoçã)

Ingredientes para a ganache de chocolate meio amargo: 1/2 colher de chá extrato de baunilha natural em pó; 1/4 colher de chá de sal rosa; 200g creme de leite sem lactose; 20g de manteiga sem lactose; 25g de cacau 100%; 150g de Adoçã (concentrado de maçã com fibras de maçã em pó usado para adoçar).



Ingredientes para o merengue: 5 claras; 1/4 xícara de Adoçã (concentrado de maçã com fibras de maçã em pó usado para adoçar); 1 pitada de sal.



Modo de preparo da ganache: Coloque todos os ingredientes da ganache, menos o creme de leite, em uma panela pequena e leve em fogo baixo, misturando até começar a engrossar. Assim que engrossar um pouquinho, adicione o creme de leite e vá mexendo até dar o ponto de um brigadeiro de enrolar, soltando do fundo da panela. Reserve.



Modo de preparo do merengue: Bata as claras com o sal até ponto de neve – aquele que não cai da espátula quando você vira. Acrescente o Adoçã e bata mais um pouco para agregar bem. Reserve.



Montagem: Em um bowl, coloque a ganache e 1/3 do merengue, e misture bem até car uma mistura homogênea. Depois, vá agregando, pouco a pouco, o restante do merengue nessa mistura, mexendo debaixo para cima para manter a mistura aerada e bem leve. Unte uns 5 ramekins com manteiga (sem exagerar) ou uma forma média de pudim. Coloque a massa nas formas, deixando um espaço em cima, pois eles crescem um pouco. Leve ao forno em banho Maria em fogo baixo - 150°C no forno elétrico, 130°C no forno de convencional ou no mínimo do forno à gás - por aproximadamente 25 min ou até colocar uma faca nele e sair limpinha. Lembrando que usar o palito para o teste em pudins pode dar errado. Portanto, melhor a faca mesmo. E uma dica: se achar que o forno ca muito quente, mesmo no mínimo, coloque uma colher de pau na porta do forno, deixando ele levemente aberto. Não precisa cobrir o pudim com papel alumínio. Assim que estiver no ponto, desligue o fogo e deixe o pudim lá com a porta do forno aberto por uns 5 minutos para evitar um choque grande de temperatura. Retire do forno e espere amornar um pouco para desenformar. Ele sai super fácil. Caso queira fazer a sobremesa no dia anterior ou tiver que levar para algum lugar, deixe na forma e leve para a geladeira coberta com papel alumínio, e na hora de desenformar, no caso das assadeiras de metal, coloque um pouco em banho Maria no fogão para a manteiga derreter e ele soltar novamente. Se estiver nos ramekins, leve ao micro-ondas por 10 segundos.



Creme Inglês para a cobertura (opcional): 200g de creme de leite sem lactose; 150ml de leite sem lactose; 80g de Adoçã (concentrado de maçã com fibras de maçã em pó usado para adoçar); 4 gemas



Modo de preparo: Bata com um fue ou batedor as gemas peneiradas e o Adoçã até ficar um creme esbranquiçado. Não precisa bater muito. Acrescente o creme de leite e o leite e misture bem. Coloque em uma panela e leve ao fogo baixo, sempre mexendo até engrossar. Fica um creme leve e cremoso e, nessa versão, ainda se torna fonte de fibras, além de ser low carb, sem glúten, sem lactose e sem açúcar.



MIL FOLHAS DE BATATA (Chef Rachel Machado, da Kel Gastronomia)



Ingredientes: 4 batatas; 50 gr de creme de leite; 200 gr de ricota; suco de meio limão; tomilho a gosto; azeite; sal e pimenta a gosto.



Modo de preparo: Passe a batata pela mandolina. Caso não tenha, corte com a faca rodelas bem finas. Passe azeite no tabuleiro, faça uma cama com as batatas sem sobrepor. Tempere com sal e pimenta. Leve ao forno alto por aproximadamente uns 8 minutos ou até que fique dourada. Retire do forno e repita até acabar o restante das batatas. Reserve. Em um bowl, coloque a ricota e amasse com um garfo. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Coloque o limão, azeite e o creme de leite. Faça umas camadas de batata e intercale com o creme de ricota. Volte para o forno somente pra esquentar (5 minutos no máximo).


BROWNIE VEGANO (Nutricionista Renata Pigliasco)

Ingredientes: 2/3 de xícara de chá de pasta de amêndoas; 300g de abóbora japonesa cozida e amassada; 1/3 de xícara de chá de cacau em pó 70%; 3 colheres sopa de whey protein vegano (sabor chocolate); 1 colher de chá de essência de baunilha; 1 pitada de sal; 1pitada de canela; 1/4 de xícara de chá de açucar mascavo ou xilitol ou eritritol ou pode não adoçar.

Modo de preparo: Pré aqueça o forno a 160graus e forre uma forma retangular com papel manteiga. Aqueça a pasta de amêndoas até que adquira uma textura fácil de misturar. Misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênia. Despeje a massa na forma forrada e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos. Retire do forno, deixe esfriar, cubra com papel toalha e deixe na geladeira por cerca de 8 horas, para que o brownie fique mais firme. Se desejar, pode adicionar cobertura aos brownies.

BRIGADEIRO DE CHOCOLATE (Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira - Oliva)


Ingredientes: 1 lata de leite condensado; 3 colheres de sopa de chocolate em pó; 2 colheres de sopa de azeite extra virgem; ½ xícara de chá chocolate granulado.



Modo de preparo: Em uma panela, coloque o leite condensado, o chocolate em pó e o azeite. Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (que corresponde a cerca de 10 minutos). Retire do fogo, passe para um prato e deixe esfriar. Com as mãos untadas, enrole em bolinhas e passe-as no granulado. Sirva em forminhas de papel.

QUICHE DE QUEIJO MINAS COM ALHO PORÓ (Chef Cristiane Moreira, da Seu Estilo Food Bike)

Ingredientes: 2 xícaras de farinha de trigo; 3 colheres de sopa de manteiga; 1 pitada de sal; 1 colher de sopa de fermento químico; 500 g de queijo minas; 1 alho poró; 4 ovos; 1 caixa de creme de leite; 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado; 1 pitada de sal.

Modo de preparo: Pré-aqueça o forno a 180 graus, enquanto prepara a sua receita. Para a massa, coloque em uma bacia a farinha, a manteiga, o sal e o fermento. Com as mãos, misture a massa até que solte dos dedos . Enrole em um filme plástico e leve à geladeira enquanto prepara o recheio e a cobertura. Para o recheio, corte o queijo minas, coloque em uma tigela e amasse com um garfo. Reserve. Corte o alho poró em rodelas finas e refogue no óleo rapidamente, colocando também uma pitada de sal. Misture o alho poró refogado ao queijo minas amassado. Reserve. Separe as claras das gemas e bata as claras em neve. Depois, incorpore as gemas, sempre misturando (de preferência com um batedor fue). A seguir, acrescente o creme de leite, mexendo levemente. Em seguida, misture também o queijo ralado e o sal. Reserve.

Montagem: Abra a massa com um rolo com farinha enfarinhado e coloque em uma forma com fundo removível, acomodando-a por toda a superfície e laterais. Espalhe o recheio de alho poró e queijo em cima da massa, espalhando bem. Depois, jogue a cobertura feita com os ovos por cima e leve ao forno por 45 minutos.

MOUSSE DE CHOCOLATE (Confeiteira Sayonara Tozzi, da Je t’aime Cookies)

Ingredientes: 1 lata de leite condensado; 2 caixinhas de creme de leite; 3 colheres de pó de chocolate 100% cacau; gelatina incolor; 100 ml de água; frutas vermelhas (mirtilo, amora, framboesa).

Modo de preparo: No liquidificador, coloque o leite condensado, o creme de leite e o chocolate. Bata por 2 minutos e reserve. Em um recipiente, coloque os 100ml de água com a gelatina. Mexa e depois deixe 30 segundos no micro-ondas. Feito isso, jogue no liquidificador e bata tudo mais 2 minutos. Para finalizar, basta colocar em uma travessa, em seguida, deixe na geladeira por 3 horas e antes de servir decore com as frutas vermelhas.

OVOS DE PÁSCOA CASEIROS (Chef Carole Crema, pela Finna)

Ingredientes: 1 xícara (chá) de óleo; 3 cenouras médias raladas ou cortadas em cubinhos; 3 ovos; 2 xícaras (200ml) de açúcar; 2 xícaras (200ml) de farinha de trigo Finna tipo 1 sem fermento; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 2 colheres (sopa) de margarina; 4 colheres de achocolatado em pó; 1 lata de leite condensado; 1 banda de ovo de páscoa grande.

Modo de preparo do bolo: Bata a cenoura, os ovos e o óleo no liquidificador. Acrescente o açúcar e bata por mais 5 minutos. Coloque a mistura em uma tigela, acrescente a farinha de trigo e o fermento e misture. Asse em forno preaquecido (180ºC) por 40 minutos em uma forma retangular.

Modo de preparo do recheio: Em fogo baixo derreta a margarina em uma panela. Acrescente o achocolatado em pó e o leite condensado. Mexa até formar uma "calda" grossa.

Montagem: Corte o bolo frio em fatias retangulares. Em uma banda de ovo de chocolate, arrume as fatias e o recheio, intercalando-os e pressionando para que assentem. Termine com o bolo e decore como quiser. Deixe na geladeira por 1 hora.

PUDIM COM IOGURTE GREGO (Chef Regis Olivier, do Mytho Restaurante)

Ingredientes: 250 g de açúcar; 250 ml de água; 1 lata de leite condensado; 1 pote de iogurte grego; 1 fava de baunilha (se não tiver a fava, pode colocar algumas gotas de essência de baunilha); 1 lata de leite; 6 gemas; 250 g de açúcar; 160 g de pistache; 250 ml de água.

Modo de preparo do caramelo: Misture a água com o açúcar e reduza (sem mexer) a calda em fogo baixo até que vire um caramelo pouco cozido. Disponha na forma de pudim

Modo de preparo do pudim: Misture o leite condensado, o leite, o iogurte e as gemas peneiradas. Abra a fava de baunilha, raspe as sementes e adicione-as à massa de pudim. Com a calda de caramelo na forma do pudim, preencha com a mistura - se não quiser que seu pudim de iogurte fique com furinhos, peneire a mistura antes de levá-la à forma. Disponha a forma sobre uma bandeja em banho maria e leve ao forno pré-aquecido a 140 graus durante 50 minutos.

Modo de preparo do praliné de pistache: Misture a água com o açúcar e reduza (sem mexer) a calda em fogo baixo até que fique em ponto de bala. Espalhe em uma assadeira e jogue o pistache picado por cima. Espere esfriar e utilize o pistache caramelizado para finalizar o pudim de iogurte grego.

Dica extra: Quanto mais bater os ingredientes, maior a chance de ficar com bolinhas. Procure misturar suavemente.
Dica extra 2: O pistache do praliné pode ser substituído por alguma outra noz. Ou, se preferir, não precisa entrar na receita.

TRUFAS DE MARACUJÁ (Marcelo Resende/Receitas Nestlé)

Ingredientes: 1 lata de creme de Leite Nestlé; 100 g de manteiga; meia xícara (chá) de suco de maracujá concentrado; 500 g de chocolate Galak picado; 300 g de chocolate Classic meio amargo; meia xícara (chá) de chocolate em pó Nestlé Dois Frades

Modo de preparo: Em uma panela em banho maria, misture o creme de leite e a manteiga. Acrescente o suco de maracujá e o chocolate Galak, misturando bem até obter uma mistura homogênea. Retire da panela, transfira para um recipiente e leve à geladeira por cerca de 12 horas. Faça bolinhas e banhe-as no chocolate meio amargo já temperado adequadamente. Passe-as no chocolate em pó e coloque-as em forminhas de papel, conservando-as em local fresco.

Para a temperagem do chocolate: Pique o chocolate na quantidade desejada. Divida o chocolate picado em 3 partes iguais e despeje 2 partes em um recipiente bem seco. Torne a picar finamente a parte restante (1/3) e reserve. Em uma panela, aqueça água sem deixar ferver. Retire do fogo. Coloque o recipiente contendo as 2 partes de chocolate na panela de água quente, mexendo lentamente com uma espátula até derreter completamente. Retire o recipiente do banho-maria e junte o restante do chocolate finamente picado. Continue mexendo até derreter completamente. Deixe esfriar até 29°C; a esta temperatura o chocolate transmite a sensação de frio nos lábios. O chocolate está pronto para ser utilizado na cobertura de bombons, bolos, frutas e biscoitos. Para secar os bombons, leve-os à geladeira por cerca de 10 minutos.

INCRÍVEL BOLO DE PÁSCOA (Arno)

Ingredientes para o pão de ló: 6 ovos; 6 colheres de sopa de açúcar refinado; 6 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada; 1 colher de chá de fermento em pó; sal.

Ingredientes para a ganache de framboesa: ¼ xícara de chá de creme de leite fresco; 300g de chocolate branco; ¼ xícara de chá de framboesa fresca ou congelada batida.

Ingredientes para a ganache de pistache: 500g de chocolate branco; 150ml de creme de leite fresco; 100g de pasta de pistache.

Ingredientes para a ganache de chocolate: 200g de creme de leite fresco; 500g de chocolate ao leite ou meio amargo

Ingredientes para a cobertura: 600 g de cream cheese; 2 xícaras de chá de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo pão de ló: Pré-aqueça o forno a 180°C. Na batedeira, coloque as 6 claras com uma pitada de sal e bata até ponto de neve. Adicione o açúcar nas claras em neve (uma colher por vez). Adicione as gemas (uma a uma). Bata. Fora da batedeira, junte a farinha de trigo e o fermento em pó. Misture delicadamente até que todos os ingredientes tenham se misturado. Unte e enfarinhe duas assadeiras redondas para bolo alto (cerca de 15cm de diâmetro) e despeje a massa. Leve ao forno pré-aquecido e asse por aproximadamente 20 minutos. Quando as receitas de pão de ló estiverem prontas, corte-as ao meio no sentido do diâmetro, formando 4 camadas.

Modo de preparo da ganache de framboesa: Pique o chocolate e reserve. Leve o suco ao fogo. Quando ferver, desligue e coloque o chocolate picado. Espere 1 minuto e mexa até a mistura ficar homogênea. Reserve.

Modo de preparo da ganache de pistache: Pique o chocolate e reserve. Leve o creme de leite fresco ao fogo. Quando ferver desligue, coloque o chocolate picado e a pasta de pistache. Espere 1 minuto e mexa bem até a mistura ficar homogênea. Reserve.

Modo de preparo da ganache de chocolate: Pique o chocolate e reserve. Leve o creme de leite fresco ao fogo. Quando ferver desligue, coloque o chocolate picado. Espere 1 minuto e mexa bem até a mistura ficar homogênea. Reserve.

Modo de preparo da cobertura: Na batedeira, com o globo encaixado, bata o cream cheese e o açúcar de confeiteiro até formar um creme leve.

Montagem: posicione a primeira camada de pão de ló sobre um prato e cubra sua superfície com a ganache de pistache. Coloque outra camada de pão de ló por cima e cubra com a ganache de chocolate. Coloque a terceira camada de pão de ló e cubra com a ganache de framboesa. Coloque a última camada de pão de ló por cima. Espalhe a cobertura no bolo com ajuda de uma espátula e leve à geladeira até a hora de servir. Coloque enfeites por cima para servir.

COOKIE DE BANANA (Chef Lisiane Miura, do Comitê Umami)



Ingredientes: 1 banana nanica (110g); 5 colheres de sopa de aveia em flocos (60g); 1 colher de café rasa de óleo de canola (5g); 5 gotas de essência de baunilha; 1 colher de café de mel ou açúcar demerara (6g).



Modo de preparo: Pré-aqueça o forno a 200°C. Amasse bem a banana. Adicione a aveia, o óleo e o mel. Com a ajuda de duas colheres pequenas faça bolinhas e coloque em uma assadeira untada com manteiga - a massa fica mole, é normal. Leve ao forno por 15 a 20 minutos.



BISCOITO AMANTEIGADO (Chef Jaque Lemos, da Delicinhas da Guria)

Ingredientes: 110 gr. de açúcar; 100 gr. de manteiga; 1 ovo; 2 xícaras de açúcar; 1 colher de chá de fermento

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes. Coloque a massa dentro de um saco plástico e estique (para não grudar na mesa e nem no rolo). Se não tiver rolo, use uma garrafa. Corte conforme os cortadores que tiver em casa. Caso não tenha, pode ser com a boca do copo ou até mesmo cortadores de massinha. Disponha o massa cortada numa forma com papel manteiga. Leve ao forno a 180º por 15 minutos ou até dourar.

SALPICÃO DE BACALHAU LIGHT (Chef funcional Thai Fit)

Ingredientes: 500g de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado; 2 colheres(sopa) de azeite; 2 dentes de alho amassados; 1 cebola média bem picada; 1 tomate sem pele e sem sementes em tiras; 50g de azeitonas picadas; 2 cenouras raladas; 250 g de ervilha fresca; 2 pacotes de batata palha; cheiro verde e sal a gosto; 2 caixas de creme de leite light

Modo de preparo: Numa panela, coloque o azeite e o alho e deixe fritar até ficar dourado. Junte o bacalhau e refogue. Deixe esfriar e coloque numa vasilha, misture todos os outros ingredientes, deixando a batata palha e o creme de leite por último. Prove o sal e, se preferir, coloque uma pitada de pimenta do reino. Misture tudo e coloque na geladeira para gelar.