Alcione acredita que o momento caótico do país vai passar - Divulgação/Marcos Hermes
Alcione acredita que o momento caótico do país vai passarDivulgação/Marcos Hermes
Por O Dia

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, a fé tem sido um pilar importante. Foi justamente ela que uniu Alcione, Carlinhos Brown, Jorge Aragão, Leci Brandão, Mart'nália, Regina Casé, Xande de Pilares, Vanessa da Mata, Sandra de Sá, Margareth Menezes, Rita Benneditto, Sylvia Nazareth, Estevão Ciavatta e Roque Casé para a leitura coletiva da prece 'Oração aos Orixás', escrita por Pai Celinho de Omolu. O resultado da reunião está disponível no canal oficial de Alcione no YouTube.

O babalorixá é responsável pela casa de candomblé Ilé À balúwáiyé Jagun, fundada em 18 de maio de 1978, em Duque de Caxias. Ele conta que a oração do vídeo é uma adaptação de uma prece que escreveu após uma sinalização dos orixás, quando ainda era criança.

Fé e proteção

Segundo Pai Celinho, a adaptação ocorreu para que se adequasse a todos os orixás do panteão afro-brasileiro, e a canção mostra a fé como "porto seguro".

"Que essa oração chegue à vida das pessoas como um acalento, um incentivo, mostrando a elas que a fé sempre vence. Sempre estamos mais protegidos quando acreditamos que existem forças supremas que podem nos ajudar, inclusive nesse momento difícil que a humanidade está passando", diz Pai Celinho.

Para Alcione, que aparece no vídeo recitando versos que pedem proteção a Exu e a Iansã, uma oração como essa faz diferença em tempos difíceis como esses de pandemia, porque fortalece as pessoas espiritualmente. Marrom conta que o convite para recitar parte da prece surgiu naturalmente, já que é amiga de Pai Celinho e não deixaria de participar de uma iniciativa que "pode ajudar tanto".

"Em uma hora dessas, com um vírus que está contagiando todo o planeta, é ainda mais importante elevar seu pensamento a Deus, invocar os seres de luz para pedir proteção, pedir pelo mundo inteiro", diz Alcione.

Carlinhos Brown, que recita um verso sobre Oxaguian, está em sintonia com Alcione. Ele defende essa etapa de isolamento como dias oportunos "de revisão espiritual, na alma, no que somos e no que podemos fazer pelo mundo".

Força e paz

A oração cantada soa como arte para Brown, algo que precisa ser valorizado para o processo de busca de paz e pureza. "Uma mensagem como essa afirma que estamos vivos, estamos positivos e mais do que isso, de que vozes já conhecidas pelas famílias do Brasil tornam-se mais fortes, porque vão adentrar para fortalecer essa fé. Esse é o momento de um fortalecer o outro", diz.

Você pode gostar
Comentários