Vênus  - Divulgação / Nasa
Vênus Divulgação / Nasa
Por LUANA BENEDITO
Rio - Vênus, o planeta do amor na Astrologia, entrou no movimento retrógrado na última terça-feira (12), ainda em Touro, e seguirá até o dia 24 de junho, nos graus de Gêmeos. Diferente do temível Mercúrio retrógrado, que acontece pelo menos três vezes ao ano, a retrogradação de Vênus só acontece a cada um ano e meio. Mas o que isso significa?
De acordo com o astrólogo Rafael Villas, quando um planeta fica retrógrado, significa que ele está mais lento que o usual e do ponto de vista da Terra, está andando para trás. E com a Astrologia, tudo o que vemos no céu nos afeta, esses períodos podem trazer os temas que o planeta representa."É uma situação planetária que tem ligação com o tempo passado, que pode retornar para o presente", diz.
Publicidade
No caso de Vênus, o planeta rege os relacionamentos, os amores e afetos, alianças e acordos. "Durante quase um mês e meio, existe a possibilidade de uma mudança na dinâmica das relações afetivas. Haverá a possibilidade de uma revisão do relacionamento atual, possibilitando uma maior reflexão sobre os rumos do namoro ou do casamento", afirma Rafael.
"Algumas relações podem dar uma esfriada, principalmente, as que estão nos estágios iniciais.Outras, podem realmente se desfazerem, seja por falta de compromisso real ou porque o interesse foi perdido", completa o astrólogo.
Publicidade
Segundo Villas, crushes do passado também podem reaparecer neste período com o famoso 'oi, sumid@'. "Amores do passado podem ressurgir de alguma forma na sua vida. Pessoas desinteressadas podem demonstrar interesse renovado e pessoas interessadas podem simplesmente sumir."
Achou confuso? O astrólogo explica: "Gêmeos é um signo dual, mutável e instável. Alianças e acordos antigos podem ser revistos. Também é o signo da comunicação e de diálogo aberto, o que é positivo para conversas sobre coisas do passado, sobre papos antigos e eventos do passados e situações anteriores que ficaram mal resolvidas".
Publicidade
Para Rafael, em tempos de pandemia e isolamento social, Vênus retrógrada pode trazer também vantagens interessantes. "Se por um lado o momento não favorece uma intensidade romântica, o movimento auxilia no processo de autoconscientização da dimensão amorosa e sexual. Esse estado de maior solidão e interiorização pode ajudar a revisar a forma como você experimenta o amor, o afeto e faz uso da energia sexual", destaca.
De acordo com o astrólogo, muita gente vai começar a apreciar a própria companhia, vai curtir uma nostalgia sozinho e relembrar algum talento. "Vênus também fala de dons e arte, podem ressurgir músicas antigas, ou você pode se ver voltando a tocar seu violão, lendo aquele velho livro ou assistindo um filme que não via há anos."