Atriz Giovanna Coimbra dá aulas gratuitas de matemática na internet

Estudante de engenharia da Uerj,ela decidiu ajudar candidatos ao ENEM

Por Juliana Pimenta

Em isolamento, Giovanna é quem faz suas próprias fotos
Em isolamento, Giovanna é quem faz suas próprias fotos -

Rio - Além das preocupações relacionadas à saúde e das implicações financeiras do isolamento social, muitos alunos, principalmente os mais jovens, ainda têm que se preocupar com a chegada do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), marcado para novembro. Enquanto o governo federal decide se vai ou não adiar as provas, os candidatos, longe dos colégios e cursinhos, vão se virando como podem para se preparar e continuar a estudar.

Giovanna Coimbra, que fez sucesso como a jogadora de basquete Gabriela em 'Bom Sucesso', resolveu ajudar nessa etapa. Estudante do curso de Engenharia Civil da Uerj, a atriz se ofereceu para dar aulas online gratuitas de Matemática para alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública.

"Foi a forma que eu encontrei de contribuir socialmente, usando algo que eu já tenho, algo que alguém também foi generoso em compartilhar comigo. Pensei em ajudar a minimizar um pouco dos tantos impactos que essa pandemia tem causado no cotidiano de várias pessoas. Eu acredito que nesse momento que estamos vivendo, principalmente, nosso sentimento de coletivo tem que estar exacerbado", destaca a jovem de 20 anos, que lamenta que o exame ainda não tenha sido adiado.

"Eu fiquei consternada. Justamente numa situação de pandemia, onde nem todos os alunos estão tendo acesso às suas aulas, isso pode diminuir muito as chances dessa parcela não conseguir vaga na faculdade", argumenta Giovanna.

A atriz também se impressionou com a repercussão da publicação no Instagram, na qual oferecia ajuda. "Eu não esperava. Mas, na mesma constância que surgiram pessoas perguntando sobre as aulas, também surgiram voluntários. Desde amigos também estudantes de engenharia como professores voluntários", revela a atriz que decidiu que criar uma página no Instagram (@quarentenaticos) onde os conteúdos serão postados.

Dilemas da quarentena

Com as medidas de isolamento, além do apoio escolar, Giovanna também tem se dedicado ao cuidado com os avós, com quem ela tem morado temporariamente. "Em virtude dos meus avós serem grupos de risco, vim passar a quarentena completa com eles, a fim de estar a serviço para caso eles precisem sair pra comprar o básico como: remédios ou alimentos", explica a atriz que conta o que tem feito para passar o tempo.

"Inicialmente foi bem difícil, porque vim de uma rotina agitada e muito dinâmica de gravação e compromissos, para, de repente, uma desaceleração total. Então os primeiros dias foram bem angustiantes. Mas aprendi a respeitar o que estava sentindo. Existem dias que eu tiro todo um tempo ocioso, mas em outros desenvolvo muitos conteúdos artísticos, até faço ensaio fotográfico com os móveis da casa", brinca a atriz.

 

Comentários