O português José Avillez passou o bastão para o chef carioca Rafa Costa e Silva - José Avillez e Rafael Costa e Silva
      Caption
O português José Avillez passou o bastão para o chef carioca Rafa Costa e SilvaJosé Avillez e Rafael Costa e Silva Caption
Por Juliana Pimenta

Rio - Se o isolamento social exige mudanças por toda parte, no 'Mestre do Sabor', da Globo, não será diferente. A partir de hoje, um novo chef chega à competição. Responsável pela cozinha do Lasai, restaurante em Botafogo premiado com estrela no Guia Michelin, Rafa Costa e Silva vai dar continuidade ao trabalho de José Avillez, que decidiu voltar a Portugal com o avanço do coronavírus.

"Foi inesperado e fiquei muito honrado quando recebi o convite. Recebi uma mensagem do Claude (Troisgros) e tomei um susto, achei até que o telefone dele havia sido clonado", brinca o chef carioca que, logo de cara, se deu bem com o seu novo time de cozinheiros.

José Avillez passa o bastão para Rafael Costa e Silva liderar sua equipe - Camilla Maia/ TV Globo

"Eu fui muito bem recebido por todos, e o programa conta com uma estrutura absurda e muito profissional. Encarei como uma oportunidade para aprender e viver uma experiência que me proporcionou muita troca. Conseguimos criar uma conexão bacana", reforça Rafa, que não poupa elogios aos líderes das outras equipes.

"Tem sido muito bacana viver esse momento e poder dividir a grande cozinha do 'Mestre do Sabor' com chefs tão incríveis como eles. Kátia (Barbosa) é uma amiga e foi ótimo estreitar ainda mais essa relação. O Léo (Paixão), eu ainda não conhecia e tem sido muito bacana conhecer um pouco mais dele, um cara super gente boa", conta.

Receita de isolamento

Com todos os episódios da temporada gravados, com exceção da final, Rafa tem aproveitado a quarentena em casa. "Estou cozinhando muito, mais do que nunca, eu diria. Apesar da minha esposa também gostar de cozinhar e até meu filho acabar participando", revela o chef que compartilhou uma receita especial para ser feita nesses dias mais frios.

"Cozinha também é afeto e os doces acabam trazendo aquela sensação de conforto, sabe? Então o bolo de mandioca é uma boa opção para dias assim, além de ser prático e fácil de fazer", sugere Rafa, que dá uma dica para quem não tiver todos os ingredientes em casa: as amoras podem ser substituídas por cerejas em compota ou qualquer outra geleia de frutas.

Bolo de aipim - Rafa Costa e Silva - Rodrigo Azevedo

RECEITA DO BOLO DE MANDIOCA


Ingredientes

1/2kg de mandioca em pedaços
1/2 kg de mandioca ralada
4 ovos
200ml Leite
300g de Açúcar
30ml de óleo de coco
Publicidade
- Compota
100g de Açúcar
200g de amora
100g de água

Preparo

Publicidade
Bater bem até ficar homogêneo em liquidificador, o leite, ovos, açúcar, óleo de coco e mandioca em pedaços.
Adicionar a mandioca ralada.
Para compota, misturar água e açúcar e ferver, adicionar as amoras e deixar reduzir até obter uma compota.
Colocar a mistura na forma de bolo e colocar um pouco da compota de amoras e misturar na massa. Ter o forno pré aquecido a 180º e assar por 30min.
Publicidade
Sugestão do chef: o bolo pode ser servido com um creme batido ou uma coalhada.

Bolo de aipim do chef Rafa Costa e Silva - Rodrigo Azevedo
Você pode gostar
Comentários