Museu de Arte do Rio celebra 8 anos com entrada gratuita às quintas-feiras do mês de março
Instituição inaugurada em 1º de março de 2013 irá promover uma série de ações em comemoração pelo seu aniversário
Museu de Arte do Rio terá entrada gratuita em todas as quintas-feiras de marçoThales Leite / Divulgação
Por O Dia
Rio - O Museu de Arte do Rio - MAR completa oito anos nesta segunda-feira, dia 1º de março, junto com o aniversário de 456 anos da cidade do Rio de Janeiro, e para celebrar a data a instituição irá promover uma série de ações durante este mês. O museu irá oferecer aos seus visitantes entrada gratuita todas às quintas-feiras de março, uma oportunidade para que cariocas e turistas conheçam as exposições em cartaz: “Aline Motta: memória, viagem e água”, “Casa Carioca”, “Rua!” e a recém-inaugurada “Paulo Werneck: murais para o Rio”.
Uma grande novidade apresentada na reabertura do museu é uma instalação com filtros de barro, do Estúdio gru.a, que mostra a relação entre a água e a cidade. O trabalho, comissionado especialmente para a exposição “Casa Carioca”, cria um novo sub-ramal de distribuição de água do edifício do MAR, prolongando-o até a calçada da Praça Mauá, onde estão instaladas três bicas públicas com água potável disponibilizadas gratuitamente ao público.
“Hoje, o museu com oito anos, já começa a apresentar certas vontades e uma vocação bastante nítida. O MAR, em seu aniversário, quer se manter como um museu em forte inserção na cidade, a partir de sua vizinhança. Portanto, comemorar oito anos é se manter atento aos objetivos e missões que fizeram do MAR um dos principais museus da cidade. A história que nos interessa está contada “a contrapelo”, tensionando e incorporando críticas e desafios em todos os setores do museu”, conta Marcelo Campos, curador-chefe do MAR.
Publicidade
O Museu estava há onze meses fechado por conta do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. A reabertura é uma das primeiras medidas da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) à frente da instituição carioca desde janeiro, por meio de acordo de cooperação internacional com a Prefeitura do Rio de Janeiro. A organização é o primeiro organismo intergovernamental de cooperação no espaço Ibero-americano e, desde 1949, trabalha em três campos de ação: educação, ciência e cultura.
“O MAR oferece a quem visita o museu um diálogo direto com a cidade, além de proporcionar conhecimento por sua vocação educacional e com a gestão da OEI, queremos que essa experiência possa servir de referência no trabalho da Organização no segmento cultural. Para a OEI é um orgulho passar gerenciar um dos espaços mais importantes na revitalização da área portuária da cidade”, ressalta o diretor e chefe da representação da OEI no Brasil, Raphael Callou.
Live
Publicidade
A programação de aniversário começa já neste dia 1º de março, com uma live de Marcelo Campos, Curador-chefe do museu, e Raphael Callou, Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil, organização responsável pela gestão do museu desde janeiro deste ano. Na ocasião, Callou e Campos irão apresentar aos seguidores do Instagram a programação do MAR para este mês, a partir das 17h.
Educação
Publicidade
Em março, o museu também irá retomar a atividade educativa Conheça o MAR, uma visita guiada com até uma hora de duração oferecida ao público espontâneo pelos espaços da instituição. A mediação dialoga com a história da região portuária e será realizada todas às sextas-feiras de março, às 14h.
“Comemorar o oitavo aniversário do MAR renova as esperanças, trás excelentes memórias e nos desafia a pensar caminhos para as práticas educativas. Vamos retomar aos poucos, começando com o projeto Conheça o MAR às sextas-feiras para o público espontâneo, tomando as devidas medidas de segurança. A visita oferece visão panorâmica dos espaços do museu em conexão com a história da região portuária e da Pequena África, além de um percurso pelas diferentes mostras em cartaz. A conclusão ocorre dentro do Pavilhão para que o visitante possa retornar às exposições”, ressalta Hugo Oliveira, gerente de Educação e Escola do Olhar.
Para finalizar as comemorações, no dia 27 de março uma nova bandeira será hasteada no mastro do museu, marcando o início deste novo ano para a instituição. O trabalho “Área Indígena”, do artista gaúcho Xadalu, presente no topo do prédio histórico que abriga o Pavilhão de Exposições do MAR desde março de 2020, dará lugar a uma obra inédita. “O mastro da bandeira foi restaurado em 2018. A partir disso, o MAR comissionou três artistas para realização de projetos especiais. Ainda estamos definindo o próximo nome a ser comissionado para a realização da bandeira de aniversário do museu. A bandeira traz, para o MAR um posicionamento sociocultural e político frente à sociedade”, explica Marcelo Campos.
Publicidade
Serviço
Museu de Arte do Rio - MAR. Praça Mauá, 5 - Centro
Funcionamento: quinta-feira a domingo, das 11h às 18h (entrada no Pavilhão de Exposições até as 17h). *Entrada gratuita às quintas-feiras de março.
Ingressos: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia). À venda em totens instalados nos pilotis do museu ou pelo site https://ingressos.museudeartedorio.org.br/#/home