Regina Duarte
Regina DuarteAntonio Cruz/Agência Brasil
Por O Dia
Rio - Após decisão da Justiça, Regina Duarte precisou se retratar e pedir desculpas por compartilhar uma fake news sobre o patrimônio de Marisa Letícia. A atriz e ex-secretária de Cultura do governo compartilhou a sentença nas redes sociais e comentou o caso.

"Nunca foi minha intenção divulgar uma inverdade ou propagar fake news. Infelizmente, neste caso, fui induzida a erro e quero por isso estender, pelo sucedido, um sincero pedido de desculpas à memória de D. Marisa Letícia e a sua familia", explicou.


Em abril de 2020, quando ainda ocupava o cargo no governo, Regina publicou uma afirmação de que foram encontrados R$ 256 milhões em uma conta da ex-primeira-dama, mas o valor correto era de R$ 26.281,74. Para se retratar, ela argumenta que "apesar de ter sido obtida de fontes oficiais públicas e amplamente divulgada por meios de comunicação", além de afirmar que a informação veio a "revelar-se errada e posteriormente corrigida pelos órgãos judiciais relevantes".

"Quero também esclarecer que se me mantive em silêncio sobre este assunto durante o último ano, foi porque um processo judicial sobre a publicação estava decorrendo. Tive então que aguardar pela sentença que agora foi publicada e que partilharei em sua integralidade na próxima postagem. Enquanto cidadã brasileira e acérrima defensora de um Estado democrático e plural, considero a sentença do Juiz Manuel Eduardo Pedroso Barros paradigmática e exemplar no que remete à defesa da liberdade de expressão e também reveladora sobre o perigo das fake news em nossa sociedade", completou.

Na sentença, o juiz determinou 15 dias a partir de 26 de abril para a retratação acontecer na conta de Regina Duarte no Instagram. Na decisão, o magistrado aponta que a atriz "propalou fake news a respeito do patrimônio da falecida Marisa Letícia", mas entendeu que ela foi "induzida a erro" pois o valor foi informado pela Justiça e não concedeu a indenização pedida por Lula e os filhos.