Plano de incentivo ao turismo religioso será lançado com show de Elba RamalhoReprodução Internet

Por O Dia
Rio - Composta por 52 integrantes, a estreia da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga acontece nesta quarta-feira, às 19 horas, com regência de Priscilla Bomfim e participação especial da cantora Elba Ramalho e Coro Laboratório Juvenil do Rio de Janeiro. A apresentação é gratuita e tem transmissão pelo canal Orquestra nas Escolas, ao vivo, do Imperator – Centro Cultural João Nogueira, tradicional teatro do Rio de Janeiro, situado no bairro do Meier.
Publicidade
“A OSJ Chiquinha Gonzaga nasceu com o objetivo de mostrar a importância da representatividade da mulher em diversas áreas, inclusive da área musical. Essa orquestra tem meninas ainda tão jovens, mas sedentas pelo conhecimento e aprendizado. Vamos mostrar a todos a sua capacidade musical e artística, por isso é um privilégio muito grande trabalhar com esse grupo”, diz Priscila Bomfim, maestrina convidada da OSJ Chiquinha Gonzaga.
“Estar participando de uma orquestra só de mulheres, é perfeito e inspirador. Ter essa oportunidade é saber que somos boas demais, competentes, talentosas e fortes”, conta Ana Emanuele Vicente de Souza, de 14 anos, violoncelista da OSJC Chiquinha Gonzaga.
Publicidade
“Acho maravilhoso fazer parte de uma orquestra como essa que só tem mulheres. Quero mostrar para o mundo inteiro que nós, mulheres, podemos correr atrás dos nossos sonhos, basta acreditar e buscar. Acho maravilhoso poder tocar com a maestrina Priscila Bomfim. Ela é uma regente maravilhosa e uma mulher também”, diz Nicole Szaz Lima, de 10 anos, clarinetista da OSJC Chiquinha Gonzaga.
Com o intuito de ampliar a representatividade e a diversidade das instrumentistas femininas, o Instituto Brasileiro de Música e Educação apresenta concerto de estreia da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, formada exclusivamente por meninas.
Publicidade
“A experiência da música e da arte é um espaço para se ampliar horizontes nas mais variadas dimensões, estéticas, culturais, históricas, políticas, dentre tantas outras.

A implantação da Orquestra Sinfônica Chiquinha Gonzaga objetiva fortalecer as políticas de equidade de gênero, tangibilizando de maneira concreta a representação feminina, desde a figura da maestrina - atividade predominantemente relacionada ao universo masculino -, como na representatividade feminina nos mais diversos instrumentos da orquestra. Pretendemos desconstruir o estereótipo de que meninas tocam violinos, violoncelos e flautas, para que possam tocar outros instrumentos. A orquestra foi criada com o objetivo de incentivar mais meninas a participar de música de orquestra”, disserta o Instituto Brasileiro de Música e Educação.
Patrocinada pela Uber, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio institucional da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, a OSJC Chiquinha Gonzaga foi criada com o intuito de ampliar as estratégias de equidade de gênero dentro do universo da música de orquestra e valorizar as instrumentistas da rede pública de ensino. Além disso, a intenção é incentivar a representatividade feminina nos mais diversos naipes de orquestra, especialmente naqueles predominantemente relacionados ao universo masculino.
Publicidade
Homenagem à Chiquinha Gonzaga
O nome da OSJC Chiquinha Gonzaga é uma homenagem à pianista, compositora e maestrina que, por sua atuação corajosa e de excelência, representou um marco na música brasileira. Primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, Chiquinha Gonzaga sofreu todo tipo de preconceito, mas transformou a sua música como instrumento de voz, liberdade e oportunidade.
Publicidade
Com a OSJC Chiquinha Gonzaga, as musicistas e alunas encontram mais um canal de identificação e oportunidade para alçarem grandes voos na música e fora dela.
Serviço:

Estreia Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga
Participações: Elba Ramalho e Coro Laboratório Juvenil do Rio de Janeiro
Regente convidada: Priscilla Bomfim
Data: 16 de junho de 2021 | 4ªfeira | Horário: 19h
Transmissão ao vivo do Imperator – Centro Cultural João Nogueira | on line gratuita
Local: YouTube: https://www.youtube.com/orquestranasescolas
Classificação: livre
Publicidade