Obra da exposição 'Flor Essência'Divulgação
Exposição no Jardim Botânico alerta para importância do diagnóstico precoce do câncer de mama
Idealizada por médica, mostra gratuita traz fotos de flores tiradas por mamógrafo para desmistificar exame
Rio - O Jardim Botânico do Rio abrigará, até o dia 31 de outubro, a exposição "Flor Essência", da médica e fotógrafa Fátima Marchi. A mostra traz a temática do câncer de mama por meio de imagens de flores, produzidas utilizando um mamógrafo. A entrada é gratuita.
A exposição chama a atenção do público para a importância do diagnóstico precoce de uma forma poética, trazendo a sensibilidade artística. De acordo com o Inca, a estimativa é que mais de 60 mil pessoas por ano sejam diagnosticadas com a doença. Por outro lado, as chances de cura ultrapassam 90%, quando detectado em estágio inicial.
"Ao colocar diversas flores em um mamógrafo e radiografá-las com toda delicadeza, a metáfora da mulher é trazida à tona para desmistificar o estereótipo do desconforto que o exame ainda carrega, despertar para a beleza e encorajar a conscientização para o cuidado da saúde feminina”, explica Fátima.
A ideia da exposição surgiu após ela própria superar o câncer de mama, em 2007. "A mensagem da exposição é de esperança, de que todos precisamos viver os nossos invernos, à espera do florescer da primavera", conclui a especialista.
Além da mostra fotográfica, nos dias 29, às 14h, e 31 de outubro, às 11h, a médica fará palestras abertas ao público, abordando a sua experiência em superar o câncer de mama, a arte e a fotografia, além de ressaltar a importância da conscientização do cuidado com a saúde durante todo o ano.
A exposição está no Museu do Meio Ambiente, que fica dentro do Jardim Botânico, sempre das 8h às 17h. O endereço é Rua Jardim Botânico, 1008. A entrada é franca.








Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.