Babenco, de Bárbara Paz, é o escolhido para representar o Brasil no Oscar 2021Divulgação

Rio - 'Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou', recebeu quatro prêmios no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2021: Melhor Documentário, Melhor Direção, Melhor Montagem Documentário (Cao Guimarães e Bárbara Paz) e Melhor Som (Rodrigo Ferrante, Miriam Biderman, ABC e Ricardo Reis, ABC). O documentário foi a indicação do Brasil ao Oscar 2021. Este foi o primeiro longa-metragem da diretora, que voltou a Veneza este ano com seu curta-metragem 'Ato', que foi selecionado para a 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival de Vitória, 31º Cine Ceará e Festival do Rio.


O longa já foi selecionado para mais de 20 festivais internacionais incluindo Cairo, Festival de Havana, Festival de Mar del Plata, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival do Rio. O filme estreou mundialmente no Festival de Veneza de 2019, recebendo o prêmio de Melhor Documentário na Mostra Venice Classics no 76º Festival Internacional de Cinema de Veneza dado pela crítica Independente). Além dos prêmios na cidade italiana o filme foi consagrado como Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema de Mumbai (Índia); Festival Internacional de Documentários de Guangzhou (China) e no Festival de Viña Del Mar (Chile).

'Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou' é uma produção HB Filmes e produzido por Bárbara Paz. A coprodução é da Gullane (pelos irmãos Caio Gullane e Fabiano Gullane), BP Filmes, Lusco Fusco, Globo Filmes, GloboNews e Canal Brasil. No Brasil a distribuição é da Imovision.