Xande de Pilares Reprodução / X

Rio - Os vencedores do Grammy Latino 2024 começaram a ser anunciados na tarde desta quinta-feira (14) durante a première, momento do evento em que a maior parte dos premiados nas categorias de música brasileira é revelada. 
O cantor Jota.pê foi o primeiro brasileiro vencedor na 25ª edição do evento ao faturar a categoria "Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro Portuguesa Brasileira" com o LP "Se o Meu Peito Fosse o Mundo". O artista também levou o troféu de Canção em Língua Portuguesa - Prêmio aos Compositores, por "Ouro Marrom", e de "Melhor Álbum de Engenharia de Gravação".
Xamã conquistou seu primeiro Grammy Latino ao vencer como Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa com a parceira que realizou junto de Lulu Santos no single "Cachimbo da Paz 2", de Gabriel O Pensador. Xande de Pilares faturou a categoria Melhor Álbum de Samba/Pagode por "Xande Canta Caetano", que também disputa o prêmio de "Álbum do Ano". 
Erasmo Carlos, o eterno Tremendão, levou como Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa com o disco "Erasmo Esteves". Morto em 2022, o prêmio foi entregue a Leonardo Esteves, filho do artista. Fenômeno do sertanejo, Ana Castela derrotou Gusttavo Lima, Simone Mendes, Lauana Prado e Luan Santana, e ganhou a categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja por "Boiadeira Internacional (Ao Vivo)".
O Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa foi para a banda Os Garotin por "Os Garotin de São Gonçalo". Mariana Aydar e Mestrinho levaram como Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa. Já Thalles Roberto venceu a categoria Melhor Álbum de Música Cristã (Língua Portuguesa) por "Deixa Vir - Vol II (Ao Vivo)".
O Melhor Álbum Instrumental foi para "Tembla", do brasileiro Hamilton De Holanda & C4 Trío. Já na categoria de "Melhor Álbum de Jazz", o lendário Hermeto Pascoal e Grupo foram premiados pelo álbum "Pra Você, Ilza", reafirmando a originalidade e sofisticação de sua obra.