Encontro de blocos aquece o Carnaval Rio na Praça 15
Evento começa por volta das 9h e terá até ‘desfile’ em travessia de barca, de Niterói ao Rio, ao som de muita música, de vários estilos
Por tamyres.matos
Rio - O clima de Carnaval já toma conta dos cariocas e um grande evento amanhã promete dar a largada da maratona da folia na cidade. É a Abertura Não Oficial do Carnaval do Rio de Janeiro, um encontro de blocos que toma conta da Praça 15, no Centro, a partir das 9h e dura o dia inteiro ou até o último folião não aguentar mais.
Participam do evento integrantes do Cordão do Boi Tolo, Orquestra Voadora, Multibloco, Sinfônica Ambulante, de Niterói, Larga a Onça Alfredo, Quizomba, Fogo e Paixão, Cardosão e muitos outros que não confirmam presença e simplesmente aparecem no meio da praça.
“É um encontro democrático em que integrantes de um determinado bloco se misturam a outros grupos. Não tem ordem de apresentação e nem hora para terminar. Uma grande festa ao som de música de diversos estilos. Não é só samba e marchinha”, diz Marcelo Osório, um dos colaboradores e organizadores.
Publicidade
Ele conta que esse ano haverá uma homenagem especial à Sinfônica Ambulante, com uma reedição do “desfile” na travessia de Niterói para o Rio, de barca, como fazia o extinto Se melhorar, Afunda. Segundo ele, músicos de diversos blocos do Rio vão encontrar o grupo niteroiense na Estação Araribóia e pegar a barca das 10h30.
A Abertura Não Oficial do Carnaval do Rio de Janeiro foi iniciada há alguns anos pelo movimento Desliga dos Blocos, que prega a “não-mercantilização do carnaval de rua” e é contra as exigências de autorização para os desfiles pela prefeitura.
Nesta sexta, o clima carnavalesco tomou conta do Largo da Prainha, na Zona Portuária, com o bloco Escravos da Mauá, comemorando o Réveillon com o primeiro ensaio do ano.
Publicidade
Praia de Copacabana entra na folia
A Praia de Copacabana também entra em ritmo de carnaval neste fim de semana. De amanhã até a semana antes da festa oficial de Momo, sempre aos domingos, às 16h, haverá apresentações no quiosque na altura da Rua Miguel Lemos, dos blocos da Sebastiana, liga que representa cordões da Zona Sul e Centro. A estreia, amanhã, é com o Gigantes da Lira, bloco de Laranjeiras, criado para que os pais pudessem levar as crianças, e o Bloco da Ansiedade, que faz seu carnaval ao som do frevo de Recife.