Por thiago.antunes
Rio - Ah, as praças... A cultura popular carioca frequenta as pracinhas. Tem música, artes, malabares, chorinho e improvisos. Tem a caipirinha do Luizinho, o bolinho, o churrasquinho e o pastel. E tem o samba e os blocos de rua, com show e eventos até o Carnaval passar.
Um breve roteiro para quem quiser aproveitar o charme das pracinhas e a folia dos blocos tem que considerar: no Largo de São Francisco da Prainha, os ensaios dos Escravos da Mauá (7 e 14 de fevereiro); na Praça Tiradentes, ensaios do Bloco das Carmelitas (1, 8, 15 e 22 de fevereiro). Na Praça 15, o Boitatá (2 de março). Na São Salvador, o Bagunça o Meu Coreto, ainda sem data. E o Terreirão do Samba, que abre os trabalhos no dia 21 de fevereiro, na Praça 11, com o grupo Revelação.
Publicidade
Sorvetada gigante
O Carnaval da criançada já vai começar. Pelo quarto ano, a Pracinha da General Glicério, em Laranjeiras, vai sediar a Sorvetada Gigante, no sábado, 1º de fevereiro, a partir das 11h. Haverá bandinha, distribuição de sorvetes e lançamento da camiseta do Gigantes da Lira, assinada pela designer Lívia Martins. O bloco desfila domingo, dia 23 de fevereiro, saindo do mesmo local, para uma volta no quarteirão.
Clubinho do SambaDivulgação

Clubinho do samba

Publicidade
Eles ainda são pequenos, mas vão bater um bolão. A garotada do Clubinho do Samba vai ter a responsabilidade de mostrar seus conhecimentos musicais interpretando um samba cujo enredo será o Centenário de Dorival Caymmi e Lupicínio Rodrigues. O Clubinho do Samba, que faz sua estreia no dia 2 de março, domingo de Carnaval, nas ruas do Méier, foi criado a partir das oficinas de violão, cavaquinho e percussão, ministradas pelo bloco-pai, o Clube do Samba, em 2013. A concentração será às 14h, na Rua Dias da Cruz 170, em frente ao Centro Cultural João Nogueira/Imperator.
Na terra de Noel
Publicidade
Em Vila Isabel, terra de Noel Rosa e de Martinho da Vila, a arte brota nas calçadas. Nas tardes de domingo, na Praça Barão de Drummond, tem roda de samba de primeira. É o Movimento Cultural Roda de Samba do Barão, que, além de música, traz poesia, fotografia, cinema, artes plásticas, literatura, dança, teatro e exposições. O Samba do Barão volta a acontecer na próxima quarta, dia 29. Quem é de sambar, vem agora!
Galerinha dos 30

Quem sai no Barbas e nasceu em 1984 pode se candidatar ao cargo de musa – ou muso – do bloco de Botafogo, que, junto com o Simpatia É Quase Amor, completa 30 anos neste Carnaval. A galera dos 30 vai de abre-alas junto com o mestre-sala e a porta-bandeira, no desfile de sábado, dia 1º de março. Para participar, basta ir à fanpage do Barbas, fazer sua inscrição e comprovar o ano de nascimento.

Quem nasceu em 1984 pode ser musa ou muso do BarbasPublius Vergilius / Ginga Fotos

50 anos dourados

Publicidade
A Banda de Ipanema comemora 50 carnavais e convoca os foliões a vestirem dourado em 2014. Fundada em 1965, inspirada na Banda da Mula Manca – Em Boca Dura, da cidade mineira de Ubá (terra de Ary Barroso), era liderada por Albino Pinheiro, Ferdy Carneiro, Darwin Brandão e uma turma de O Pasquim.

Presidente da banda, Claudio Pinheiro, irmão de Albino, não mede esforços para colocar na rua até hoje este ícone do Carnaval. No dia 15 de fevereiro, será o desfile comemorativo, com a presença de fundadores, entre eles, Jaguar, Ferreira Gullar, Ziraldo e Sergio Cabral.

Banda de Ipanema comemora 50 CarnavaisFernando Souza / Agência O Dia

Confetes

Inscrições abertas para o samba do bloco Imprensa Que Eu Gamo, Carnaval 2014, em imprensaqueeugamo@gmail.com. A escolha do samba será no dia 6, a partir de 20h, na sede do Bola Preta, na Rua da Relação.
Publicidade
Nilcefran, presidente da Ala de Passistas da Portela, e Valci Pelé desenvolvem trabalho lindo com crianças e adolescentes em Madureira. Eles ensinam a arte do samba no Projeto Primeiro Passo, na Arena Carioca Fernando Torres.
O bloco Spanta Neném promete lotar o Remo do Flamengo, dia 1º, com Chupeta Elétrica, Roda do Spanta, São Clemente e Grupo Revelação. O enredo é ‘Brasil Mostra Sua Cara’.
Publicidade
A Liga dos Blocos da Zona Portuária promove atividades culturais e ensaios no Galpão Cultural da Gamboa. Na programação, ensaios do bloco Maravilhas do Porto, um dos associados, todas as terças e quintas, às 19h30.
Vem aí o Barão dos Sucos. Ideia de uma galera jovem e empreendedora do Rio, os frozens com sabores diferentes serão vendidos nos blocos de rua.
Publicidade
A Riotur vai montar em 2014 três grandes postos de saúde no Centro, como faz em Copacabana no Réveillon, para os desfiles do Cordão da Bola Preta, Cacique de Ramos, Bafo da Onça, Monobloco e outros que passam por ali. Estão previstos ainda mais dois na Zona Sul.
Rita Fernandes é a colunista
Publicidade