Rio - Não é só de folia que vive o Carnaval de rua. É preciso ter organização, investimento e, sobretudo, estimular a conscientização de seus foliões. Diante da sujeirada que fica nas ruas depois que os blocos passam, a novata Liga Carnavalesca Amigos do Zé Pereira, criada no ano passado, terá, neste ano, uma cooperativa própria de coleta seletiva para os seus nove blocos.
Lixeiras específicas para cada tipo de resíduo ficarão espalhadas no trajeto dos desfiles. A Sebastiana, que organiza outros 12 blocos, também terá seu projeto de carnaval limpo pelo sexto ano consecutivo. “Queremos ajudar a desafogar a Comlurb e nos relacionar bem com a vizinhança”, explica o presidente da Liga Amigos do Zé, Rodrigo Rezende. Um dos blocos do grupo, o Vagalume, que desfila há nove anos pelo Jardim Botânico, será o projeto piloto para que a liga conquiste um selo inédito no carnaval: o ISO ambiental.
“Estamos à procura de um instituto que possa avaliar a poluição que deixamos nas ruas. A ideia é plantar mudas de árvore em cima da quantidade de poluição”, detalha o presidente. “Queremos ser a liga de blocos sustentáveis”, completa. Nos 14 desfiles dos 12 blocos da Sebastiana, a ONG Doe Seu Lixo ficará encarregada pela coleta de material reciclável. Para dar conta do trabalho, 400 profissionais vão circular pelos blocos com carrinhos e bombonas para a captação do lixo.
“É uma grande oportunidade de ajudarmos a criar o hábito da reciclagem e despertar a consciência da cidade sobre o lixo produzido nos grandes eventos”, afirma a presidente da Sebastiana, Rita Fernandes. O trabalho já começa a partir de hoje, com o desfile do Imprensa que Eu Gamo, em Laranjeiras.
Há um ano no Carnaval, A Liga Amigos do Zé entra para o clã da folia, por conta da diversidade de seus blocos. Tem os tradicionais Céu na Terra e Quizomba; os temáticos Toca Raul, Super Mario, A Rocha e Exalta Rei; os bairristas Laranjada e Vagalume, e o mais novo do grupo, incluído neste ano, a Orquestra Voadora.
No Carnaval passado, a Orquestra Voadora reuniu 80 mil foliões no Flamengo. “Ela passa a ser o bloco mais populoso da Liga. É uma baita aquisição para nós”, conta o presidente Rodrigo Rezende. Neste Carnaval, o Toca Raul terá as manifestações de rua como tema. A clássica canção ‘A mosca na sopa’, de Raul Seixas, será o hino dos foliões. O Toca Raul se apresentará no dia 2 de março, na Praça Tiradentes, no Centro. A concentração começa às 14h.
Faltam 15 dias para a abertura oficial do Carnaval de rua do Rio de Janeiro, mas neste final de semana, muitos blocos já promovem os seus desfiles por toda a cidade, entre ele a Banda de Ipanema e o Imprensa que Eu Gamo. Confira a agenda de hoje e de amanhã:
-Sábado
Desliga da Justiça
8h - Concentração na Praça Santos Dumont, Gávea
Spanta Neném
10h - Concentração no Parque do Corte do Cantagalo, Lagoa
Imprensa que Eu Gamo
13h - Concentração no Mercadinho São José, Laranjeiras
Banda de Ipanema
16h - Concentração na Rua Jangadeiros, esquina com Rua Gomes Carneiro, Ipanema
Nem Muda Nem Sai de Cima
17h - Concentração na Avenida Maracanã, esquina com Rua Garibaldi, Tijuca
-Domingo
Me Esquece!
8h - Concentração na Rua Jardim Botânico, na esquina com Rua Pacheco Leão, no Jardim Botânico