Por daniela.lima

Rio - Se você nunca foi à Feira das Yabás, vale a pena se programar, porque a experiência é gostosa. Todo segundo domingo do mês, as mais famosas matriarcas do Carnaval do Rio (Tia Surica, da Portela, é uma delas) preparam pratos inspirados na culinária africana e vendem as delícias na Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz. Tudo, é claro, ao som de samba da melhor qualidade, com a já tradicional roda de Marquinhos de Oswaldo Cruz, idealizador do evento. 

A Feira das Yabás%2C com suas comidas típicas%2C lota Oswaldo CruzDivulgação


A próxima edição da feira é hoje, a partir das 13h, com participação especial do Cordão do Boitatá e do grupo Autonomia. O Carnaval ainda dá o clima e o tom. A entrada é gratuita e os pratos preparados pelas tias têm preços bem honestos: custam, em média, R$ 15.

“Na verdade, a feira e a roda de samba são uma coisa só. A ideia foi juntar os petiscos tradicionais do subúrbio com o samba”, explica Marquinhos de Oswaldo Cruz. “Nesta edição de ressaca de Carnaval, teremos muitos sambas antigos e marchinhas. A intenção é reviver os antigos Carnavais”, diz Marquinhos, que adiantou duas pérolas do repertório: ‘Hoje Tem Marmelada’ e ‘Lendas e Mistérios da Amazônia’.

Ao todo, serão 16 barracas de comidas típicas do subúrbio, de origem africana, como bobó de camarão, tripa lombeira e feijoada. Em sua barraca, Tia Surica, baluarte da Velha Guarda da Portela, prepara mocotó e aipim com carne-seca. E, entre as refeições mais concorridas, está a rabada com batata da Dona Neném, a mais velha das tias, com 87 anos, que também prepara angu e bolinho de abóbora recheado com carne-seca. Neide Santana serve feijoada de camarão, angu à baiana e feijão amigo.

Cozido de peixe tem na barraca da Jane Carla. Romana vai de carré com couve à mineira, jabá e caldinhos de mocotó, feijão e ervilha. Bobó de camarão é o prato da Jussara. Filha de Candeia, Selma Candeia oferece abóbora com carne-seca. E não poderia faltar a combinação de peixe frito, molho de camarão, pirão e arroz, que leva a assinatura da Tia Nira.

E mais: Tia Edith apresenta macarrão com carne assada; Vera Caju faz cozido, camarão frito e caldo de abóbora; Rose serve a deliciosa galinha com quiabo e Jane Pereira (viúva de Luiz Carlos da Vila) prepara jiló frito, além de caldos e canjas. Rosângela Maria leva a tripa lombeira e o bolinho de bacalhau para a Feira; Tia Natércia e Sueli vão de vaca atolada, bolo de aipim e carne com aipim.

Você pode gostar