Por thiago.antunes

Rio - Quinta colocada no último Carnaval, a Imperatriz Leopoldinense fará neste domingo uma grande festa para exibir os protótipos das fantasias que levará para a Sapucaí no desfile do ano que vem. O projeto das roupas para a agremiação de Ramos foi feito pensando na valorização da figura do negro, segundo o carnavalesco Cahê Rodrigues. Com temática africana, o enredo da verde e branca é ‘Axé Nkenda - Um Ritual de Liberdade’.

“Este ano, a Imperatriz pretende exaltar a herança africana e sua contribuição na cultura brasileira”, destacou Cahê. “Vamos homenagear personagens como Nelson Mandela, que lutaram e lutam contra o preconceito racial e por uma sociedade justa, pacífica com igualdade de direitos”, concluiu o carnavalesco. A festa acontece a partir das 20h, e a entrada é franca. A quadra da Imperatriz Leopoldinense fica na Rua Professor Lacê 235.

Neste ano%2C a Imperatriz%2C que homenageou Zico%2C o maior ídolo do Flamengo%2C recebeu três notas 10%3A para 2015%2C lançamento dos protótipos será amanhãAgência O Dia

Ainda na Zona Norte, a Mangueira vai mostrar que a cidadania neste fim de semana não ficará restrita à cabine eleitoral. Na quadra da escola, acontecerá uma programação voltada para o público feminino: trata-se do ‘Outubro Rosa’ da escola. A campanha, que é celebrada em todo o mundo, chama atenção para os cuidados com a saúde da mulher. Na Verde e Rosa, haverá palestras sobre câncer de mama e exames preventivos.

A agenda começou na manhã desta sexta, com atividades coordenadas pela fonoaudióloga Cláudia Graça, da UFRJ. Moradores da comunidade fizeram uma caminhada na pista de atletismo da Vila Olímpica da Mangueira e depois assistiram à palestra sobre a importância de se conhecer a doença e as medidas para evitá-la.

Neste sábado, quem for à quadra, das 8h às 17h, poderá fazer exames preventivos e participar de rodas de conversa. Equipe da Clínica da Família Dona Zica estará no local orientando a população. Nesta noite, a Mangueira apresentará o seu habitual samba de sábado e, mais uma vez, quem ganhará é a mulher: as frequentadoras que aparecerem vestidas de rosa até a meia-noite entram de graça. Depois deste horário, o preço é o mesmo para homens e mulheres sem a indumentária: R$ 30. O ensaio começa às 22h.

Filha de Elis e os baluartes

A cantora Maria Rita, filha da lendária Elis Regina, recebeu um convite especial do compositor Monarco, presidente de honra da Portela: desfilar junto com grandes nomes da escola, como Paulinho da Viola, Tia Surica e ele próprio. A artista, junto aos baluartes, ficará no último carro, que irá representar o Portal do Samba, no enredo ‘ImaginaRIO, 450 janeiros de uma cidade surreal’, de Alexandre Louzada.

“Ela aceitou dizendo que estava muito feliz e honrada. É uma menina que aderiu ao samba de raiz, está gravando vários sambas da rapaziada”, disse Monarco, satisfeito.

Você pode gostar