Por felipe.martins, felipe.martins
Rio - Pela primeira vez, a festa de lançamento do CD com os hinos das escolas de samba da Série A do Carnaval vai ser aberta para o público de fora das agremiações. A Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj) decidiu escancarar de vez o conceito da festividade, que tem histórico de ser uma festa restrita. O evento acontecerá no Terreirão do Samba, a partir das 20h do próximo sábado, e o ingresso simbólico é a entrega de 1 kg de alimento não perecível. São esperadas cerca de 5 mil pessoas.
As atrações são de encher os olhos. No palco, vão brilhar uma bateria mista, intérpretes, passistas, baianas, compositores, baluartes e casais de mestre-sala e porta-bandeira de todas as escolas da série — entre elas, a Viradouro, campeã da Série A neste ano, Caprichosos de Pilares, e Império Serrano.
Desfile da Viradouro este ano levou a Vermelha e Branca de Niterói ao título na Série A e%2C consequentemente%2C ao Grupo Especial em 2015 Ernestto Carriço / Agência O Dia

Vão ser apresentadas as versões finais dos 15 samba-enredos das agremiações, bem do jeito que os amantes do Carnaval ouvirão na Marquês de Sapucaí. O evento marca o começo do período de ensaios técnicos na Passarela do Samba. Segundo o presidente da Lierj, Déo Pessoa, essa festa estava para ser reformulada havia dois anos: “Nós já tínhamos esse projeto mas faltava o apoio para realizar algo dessa dimensão”, disse, reforçando a importância da atual parceria com a RioTur.

Como ex-gestor da Acadêmicos da Rocinha, Déo conta que passava por uma saia-justa toda vez que chegavam os escassos 20 convites para o lançamento do CD oficial, em anos anteriores. “Era a época mais triste. Tínhamos esse número de tíquetes e uma equipe de 60 diretores para disputá-los”, narrou.

Publicidade
Este ano, ele não vê motivo para lamentações. “Tem escola que solicita 300, 400 convites, doando o correspondente em quilos de alimentos, para levar seus componentes”. Além de mais popular, esse é o primeiro evento conjunto das escolas da Série A, que vão disputar uma vaga no Grupo Especial em 2016. Os grupos Art Junior e Swing & Simpatia também farão exibições especiais, tocando sucessos do samba e pagode.
Reportagem de Luiza Gomes
Publicidade