Sambinha no pézinho

Gigantes escolhe rainha e princesa-mirim

Por nicolas.satriano

Rio - O bloco Gigantes da Lira, tradicional da folia infantil, vai promover no próximo dia 25 o seu tradicional baile de gala, no qual serão escolhidas a rainha e a princesa do Carnaval mirim. O evento será realizado no Circo Voador, na Lapa, e espera-se o mesmo sucesso de público do ano passado, quando mais de 1.200 pessoas, entre pequenos e grandes foliões, estiveram na festa.

Além das atrações musicais e performáticas, será feito o concurso que vai eleger os destaques do bloco. Avaliadas pelo samba no ‘pezinho’ e pelo canto de músicas carnavalescas, podem participar meninas de 4 a 10 anos. As inscrições são feitas na hora. O concurso é bienal, assim como o de príncipe e rei Mominho. As ganhadoras receberão coroa, faixa e cetro de suas antecessoras e desfilarão em frente aos foliões no dia 8 de fevereiro, quando o bloco toma as ruas de Laranjeiras.

Tradicional bloco de Laranjeiras organiza baile de gala no Circo VoadorDivulgação

O Gigantes da Lira fará neste ano o seu 17º desfile e 12º baile. Inicialmente pensado para crianças, hoje atrai pessoas de todas as idades e perfis. A atriz e produtora cultura, Yeda Dantas, 56, criadora do bloco, disse que esse sucesso se deve ao lado infantil da folia.

“O bloco é performático, lúdico, as pessoas sentem falta disso na vida cotidiana”, descreveu. O Gigantes conta todos os anos com a participação de palhaços e acrobatas, além da banda que acompanha o desfile. São esperadas seis mil pessoas, que se concentrarão na Praça General Glicério, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia