Por nicolas.satriano
Rio - O bloco Gigantes da Lira, tradicional da folia infantil, vai promover no próximo dia 25 o seu tradicional baile de gala, no qual serão escolhidas a rainha e a princesa do Carnaval mirim. O evento será realizado no Circo Voador, na Lapa, e espera-se o mesmo sucesso de público do ano passado, quando mais de 1.200 pessoas, entre pequenos e grandes foliões, estiveram na festa.
Além das atrações musicais e performáticas, será feito o concurso que vai eleger os destaques do bloco. Avaliadas pelo samba no ‘pezinho’ e pelo canto de músicas carnavalescas, podem participar meninas de 4 a 10 anos. As inscrições são feitas na hora. O concurso é bienal, assim como o de príncipe e rei Mominho. As ganhadoras receberão coroa, faixa e cetro de suas antecessoras e desfilarão em frente aos foliões no dia 8 de fevereiro, quando o bloco toma as ruas de Laranjeiras.
Tradicional bloco de Laranjeiras organiza baile de gala no Circo VoadorDivulgação

O Gigantes da Lira fará neste ano o seu 17º desfile e 12º baile. Inicialmente pensado para crianças, hoje atrai pessoas de todas as idades e perfis. A atriz e produtora cultura, Yeda Dantas, 56, criadora do bloco, disse que esse sucesso se deve ao lado infantil da folia.

Publicidade
“O bloco é performático, lúdico, as pessoas sentem falta disso na vida cotidiana”, descreveu. O Gigantes conta todos os anos com a participação de palhaços e acrobatas, além da banda que acompanha o desfile. São esperadas seis mil pessoas, que se concentrarão na Praça General Glicério, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio.