Por nicolas.satriano
Rio - Entre estes sábado e domingo, cariocas e turistas terão uma verdadeira maratona de Carnaval para antecipar a festa, que começa oficialmente apenas no próximo dia 14. O maior número de foliões vai se concentrar nos blocos, que desfilarão por vários cantos da cidade. As escolas terão ensaios técnicos no Sambódromo e ensaios nas quadras.
Neste sábado, a programação dos blocos tem início às 10h, na Gávea, com o Desliga da Justiça, que desfila com integrantes fantasiados de super-heróis. Ainda neste sábado e também na Zona Sul, o Imprensa que Eu Gamo sai às 15h da Rua Gago Coutinho, em Laranjeiras, arrastando profissionais de imprensa e a tradicional Banda de Ipanema partde da Praça General Osório, a partir de 17h30.
A Banda de Ipanema comemora seus 50 anos com uma festa na Praça General Osório%2C hoje%2C às 17h30Agência O Dia

No Centro, o Cordão do Prata Preta anima a Praça da Harmonia, às 16h. Na Zona Norte, o destaque deste sábado é o Nem Muda Nem Sai de Cima, às 19h, na Tijuca.

No domingo, serão 18 blocos de variados temas. Os destaques são a Orquestra Voadora, que ensaia no jardim do MAM, às 15h, e o Volta Alice, que desfila às 10h, em Laranjeiras. Na Zona Norte, as crianças podem se divertir no bloco infantil Bigodinho Esticado, que vai animar a área de lazer da Rua Dias da Cruz, a partir das 17h. O ponto de concentração é na porta do Shopping Center do Méier. Na Ilha do Governador, o bloco Se Cair Eu Como desfila Praça Calcutá, às 12h. Na Zona Oeste, o Oba Oba do Recreio se concentra na Avenida Lúcio Costa, na altura do Posto 10, às 17h.

Publicidade
Além dos blocos, haverá também boas opções em clima de escolas de samba. A São Clemente, da carnavalesca Rosa Magalhães, entra hoje na Sapucaí às 20h, para fazer ensaio técnico. Ás 21h 30, será a vez da Imperatriz Leopoldinense, com o enredo “Axé Nkenda! Um ritual de liberdade - e que a voz da igualdade seja sempre a nossa voz”, do carnavalesco Cahê Rodrigues.
Neste domingo, o público do Sambódromo terá três opções. Às 19h30, a União da Ilha entra na Avenida para mostrar o enredo proposto pelo carnavalesco Alex de Souza, “Beleza pura?”. Depois é a vez da Portela, que dá forma de samba à comemoração do aniversário de quatro séculos e meio da cidade. “ImaginaRio, 450 janeiros de uma cidade surreal”, desenvolvido por Alexandre Louzada. Fecha a noite o Salgueiro, “Do fundo do quintal, saberes e sabores na Sapucaí…”, dos carnavalescos Renato Lage e Márcia Lage.
Publicidade