Por daniela.lima
Rio - A banda Alegria Sem Ressaca já é uma tradição no pré-Carnaval carioca e fará seu 12º desfile preventivo em 2015, neste domingo,com concentração às 8h na esquina de Rua República do Peru com Avenida Atlântica, e dispersão às 12h no Posto 6. 
Teresa Cristina e Zico vão participar do desfile deste domingoReprodução


A rainha da Alegria Sem Ressaca este ano será a cantora Teresa Cristina, a Flor da Lapa, que fará uma participação especial, cantando durante o desfile com a Banda Oficial do Cordão da Bola Preta. A sambista substitui a atriz Luiza Tomé, que reinou na pista por 4 anos, arrastando milhares de foliões pela orla de Copacabana. O rei da Alegria Sem Ressaca 2015 será o craque Zico.

A Alegria Sem Ressaca é uma iniciativa da ABRAD - Associação Brasileira de Alcoolismo e Drogas, presidida pelo psiquiatra Jorge Jaber. O desfile faz prevenção à dependência química, lembrando que ninguém precisa usar drogas ou abusar de bebida alcoólica para se divertir.
Publicidade
Para a cantora Teresa Cristina, o que vale é a alegria! "O que eu conheço de gente que tem problema com álcool e outras drogas é incrível! Muita gente precisa de ajuda e a Alegria Sem Ressaca leva essa mensagem de saúde pra dentro do Carnaval". Ela também desfila no Sambódromo, nas escolas Renascer e Portela.
O apadrinhamento de Zico espalha saúde pelo mundo: "Apoio esta campanha da Ass. Bras. de Alcoolismo e Drogas porque acredito que Carnaval é samba, fantasia e brincadeira. E penso que ficar longe das drogas é o melhor negócio para quem quer se dar bem, seja no esporte, ou em qualquer área!" 


Além de contar com Zico na campanha, no desfile 2015 haverá uma ala de jogadores de futebol, a ala master do Flamengo, com campeões do mundo como Adílio e Nunes, e os ex-jogadores Claudio Adão, Jaime, Julio César Uri Gueler, Silva Batuta, Piá, Gilmar, Pipoca, Carlos Henrique, Delacir e Martinho. Eles vão entrar com as faixas "Grandes Ídolos do Flamengo" e "Craque que é craque não usa crack", em alusão à campanha da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Publicidade
Este ano, com o apadrinhamento do Bola Preta, o mais antigo bloco de Carnaval de rua do Rio, animação é o que não vai mesmo faltar! "Vamos com tudo no apoio contra as drogas e abrir com chave de ouro o carnaval 2015. Participar dessa corrente do bem que a ABRAD propaga não tem preço. O Bola é alegria e festa, mas também tem um papel social a cumprir. Vamos levar isso para o esquenta com eles dia 8, em Copacabana, e engrossar esse coro com nossos 2 milhões de foliões. No nosso desfile, sábado de Carnaval, o Bola fará um grito de "não às drogas", com os foliões do Alegria Sem Ressaca", diz Pedro Ernesto Marinho, Presidente do Bola.
Para o médico especialista Jorge Jaber, a parceria com o Bola Preta amplia o alcance da Alegria Sem Ressaca e a mensagem de saúde vai tomar conta da cidade: “Carnaval é música, é samba, é fantasia e nós do Alegria Sem Ressaca, que somos a alternativa 100% saudável há 12 anos, vamos espalhar a mensagem de que diversão boa é aquela sem excessos, sem acidentes, sem violência, sem internações hospitalares, antes e durante a folia“.
Publicidade
Os terapeutas-conselheiros em dependência química, formados no curso gratuito oferecido na Câmara Comunitária da Barra da Tijuca pela ABRAD, são os anfitriões da festa, que também contará com a presença de ex-usuários de drogas e seus familiares, atendidos gratuitamente pelo serviço (www.ccbt.org.br). Em 2015, este serviço passará a ser oferecido também na Lapa, na sede do Cordão da Bola Preta.
A Alegria Sem Ressaca conta com a participação do presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, Antonio Geraldo da Silva. Também apóiam a iniciativa os conselhos municipal e estadual Anti-Drogas, a APERJ, OAB e o IAB, as ONGs Trânsito Amigo e BRAHA, e as emissoras SBT e Record. O patrocínio é do SESC.
Publicidade
As camisetas da banda são grátis e a distribuição será feita no local do desfile, a partir das 9h do dia 8 de fevereiro, por ordem de chegada. Mais informações com Dra Arlete - 21-3325-2323 e no facebook (https://www.facebook.com/groups/316867715003789/?fref=ts).