Por paulo.gomes

Rio - Considerada uma das favoritas ao título de 2015, a Portela prepara diversas surpresas para impressionar o público e os jurados. Um dos trunfos será promover uma revoada de águias em pleno Sambódromo. Para isto, a escola vai distribuir 450 águias-drone (aparelhos voadores comandados por controle remoto) para quem estiver na Sapucaí.

Inspiradas no símbolo da escola, que é a maior campeã do Carnaval do Rio, com 21 títulos, as mini-águias subirão a uma altura de 30 metros e vão descer até as mãos dos futuros donos, que serão escolhidos por três operadores especializados.

Ideia da águia em formato de drone surgiu no desfile de 2014%2C quando a engrenagem surpreendeu o públicoJRicardo / Divulgação

A ideia da diretoria é fazer com que o público possa guardar uma recordação do desfile que homenageia os 450 anos da cidade do Rio. Para que a movimentação das águias — que são importadas — não prejudique a evolução dos componentes, os drones serão acionados à frente da escola, bem antes da apresentação da comissão de frente.

Assim que a Portela entrar na Avenida, as águias começarão a subir no setor 1 e terminarão a revoada na Praça da Apoteose. No último dia 1º, durante o ensaio técnico da agremiação, a diretoria chegou a soltar uma das águias-drone para testar e aprovou o resultado.

A ideia nasceu após o sucesso da passagem de uma águia-drone bem maior no desfile de 2014. Acionado à frente da escola, o aparelho causou surpresa e arrancou muitos aplausos.

Abre-alas inspirado no Redentor

Guardada a sete chaves no barracão, a águia do abre-alas surgirá na Avenida em forma de Cristo Redentor. A ‘águia redentora’, como está sendo carinhosamente chamada por integrantes da escola, só se erguerá em determinados trechos do desfile, quando vai chegar a uma altura que passa dos 18 metros.

Os últimos testes aconteceram esta semana, sempre de madrugada. Ao sair do barracão, a águia arrancou aplausos de quem estava na Cidade do Samba. O objetivo é superar o impacto causado em 2014 com o carro ‘O Gigante Acordou’, que trazia uma escultura que se levantava ao longo da Sapucaí.

Você pode gostar