Por paulo.gomes

Rio - Fazendo valer a máxima de que ‘time que está ganhando não se mexe’, o Rio vem mantendo os mesmos ingredientes do seu Carnaval de rua: multidão, alegria e diversidade. Da Zona Sul ao subúrbio, foliões seguiram mais de 80 cordões pela cidade — nesta terça-feira serão mais 93 blocos. Do Estica do Flamengo ao Sem Noção da Lapa, com uma passadinha pelo Boi de Anchieta, bandas e blocos se transformaram num palco para as fantasias mais inusitadas. Teve Smurf, Crise Hídrica, Volume Morto, Papel Higiênico e até Tinder, o aplicativo de celular.

GALERIA: Musas e figuraças invadem os blocos do Rio de Janeiro

O maior bloco da segunda-feira de Carnaval foi o Sargento Pimenta, que levou o tempero dos Beatles para 180 mil pessoas no Aterro do Flamengo. Famoso por tocar os sucessos dos ‘garotos de Liverpool’ em ritmo de Carnaval, a festa do bloco começou por volta das 15h, nem a chuva desanimou os foliões que dançaram e cantaram hits como ‘All We Need Is Love’.

Mais de 80 cordões desfilaram ontem. O maior deles foi o Sargento Pimenta%2C que levou 180 mil pessoas ao Aterro do Flamengo. Fila do banheiro demorava mais de 20 minutosDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

Fantasiadas de palhaças, as amigas Thaísa Focher, Caroline Schroeder e Gisele Liss, de Curitiba, aprovaram o Carnaval carioca e só reclamaram da sujeira. A fila para usar os banheiros químicos no Aterro demorava cerca de 20 minutos. “Este ano foi mais organizado”, elogiou o advogado Pedro Marques, de 23 anos.

No fim da tarde de segunda, a Bandinha de Ipanema reuniu pelo menos dois mil foliões na Praça General Osório, a maior parte de crianças. “O clima aqui é familiar”, constatou a estudante Jéssica França, 25, que levou o pequeno Murilo, de apenas 10 meses.

Pela manhã, a animação ficou por conta do Corre Atrás, no Leblon, que completou 10 anos arrastando 10 mil pessoas. Com a frase “Mamãe passou erva mate em mim”, um grupo de gaúchas fez sucesso. Nádia Lima, de 30 anos, contou que já está planejando voltar ao Rio ano que vem.

‘Saci’ pintou o corpo para comandar a galera em cima do carro de somAlessandro Buzas / Parceiro / Agência O Dia

Blocos que saem nesta terça

MEU BEM, VOLTO JÁ - O bloco sai às 17h na esquina da Avenida Princesa Isabel com a Rua Ministro Viveiros de Castro, no Leme. A folia vai até às 20h.

BANDA DE IPANEMA - A folia começa às 17h30 e a concentração será na Praça General Osório. Um dos mais tradicionais blocos da Zona Sul deverá reunir 90 mil pessoas na orla.

ORQUESTRA VOADORA - A partir das 15h, o Aterro do Flamengo volta a atrair uma multidão de foliões. A fanfarra se concentra na altura da Praça Luis de Camões. São esperadas 90 mil pessoas.

BOLA NAS COSTAS - Um dos mais animados cordões da Zona Norte agita moradores da Penha, a partir das 18h. O esquenta dos foliões começa na Avenida Lobo Junior, entre as ruas Cintra e Apiaí.

AMIGOS DA ONÇA - A Praia da Bandeira será ponto de encontro, às 17h, do bloco dos moradores da Ilha.

BAFO DO PERU - Concentração começa às 19h, no Largo da Tapinanga, em Padre Miguel.

Reportagens de Leandro Resende e Gabriela Mattos

Você pode gostar