Por roberta.campos

Rio - A cidade de Santos será o tema da Acadêmicos do Grande Rio no Carnaval 2016. Desenvolvido pelo carnavalesco Fábio Ricardo, o enredo intitulado "Fui no Itororó beber água, não achei. Mas achei a bela Santos, e por ela me apaixonei..." vai explorar a história e a cultura da cidade paulista, fazendo um passeio pelos fatos mais relevantes que marcaram a trajetória do lugar.

Grande RioDivulgação

O título do enredo foi inspirado na famosa fonte de Santos, que originou a clássica cantiga "Fui no Itororó".

- Vai ser um desfile lúdico. Durante as pesquisas, encontramos passagens históricas muito interessantes, mas também algumas lendas. Uma delas conta que as águas límpidas que jorravam de uma fonte de beleza peculiar eram poderosas. E essa lenda ainda conta que “quem bebesse daquela água nunca mais deixaria a cidade”. A ideia é despertar, através da Grande Rio, o desejo dos brasileiros de conhecer e explorar Santos comercial e turisticamente - explica Fábio Ricardo.

Ao homenagear Santos, a Grande Rio ainda vai abordar, entre outros pontos da cidade, o Santos Futebol Clube e seus ídolos, como Pelé e Neymar. O porto da região, o maior da América Latina e do hemisfério Sul, que se tornou ao longo dos anos uma referência no litoral brasileiro, também terá destaque no desfile.

Fábio Ricardo%2C carnavalesco da Grande RioDivulgação/Ricardo Almeida

Carnaval 2015

No Carnaval deste ano, a Grande Rio ficou em 3º lugar. Última agremiação do primeiro dia de desfiles do Grupo Especial, a escola levou para a Avenida um enredo sobre a simbologia das cartas. O desenvolvimento do tema, no entanto, esbarrou em falhas de acabamento nos carros e também em algumas fantasias.

Comandada por Rodrigo Nery e Priscilla Mota, a comissão de frente foi o grande momento do desfile. Ao trazer os personagens de Alice no País das Maravilhas, o grupo encantou o público apostando em truques de ilusionismo.

Comissão de frente é destaque no desfile da Grande Rio

Outros enredos

Além da Grande Rio, outras escolas já escolheram o enredo do Carnaval 2016. Após a recusa em homenagear Ronaldo Fenômeno, a Beija-Flor de Nilópolis divulgou que vai contar a história do Marquês de Sapucaí. Já a Mangueira irá homenagear a cantora Maria Bethânia. A União da Ilha virá com o enredo "Olímpico por natureza. Todo mundo se encontra no Rio", sobre as Olimpíadas de 2016.

O tema da Portela será "No voo da águia, uma viagem sem fim...”, sob o comando do grande Paulo Barros. A Imperatriz Leopoldinense fará uma homenagem a dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, com o enredo "É o amor que mexe com a minha cabeça e me deixa assim. Do sonho de um caipira nascem os filhos do Brasil. 

Você pode gostar