Por bianca.lobianco
Rio - O Carnaval carioca já começou para os amantes da folia. E não apenas nas quadras das escolas ou nos barracões da Cidade do Samba. Pelo menos quatro vezes por semana, nove das 12 agremiações do Grupo Especial ganham as ruas para os ensaios abertos à comunidade, onde, para muitos, está a essência do Carnaval como manifestação de cultura popular.
“Os ensaios de rua reforçam o fragilizado caráter comunitário de origem das escolas e ampliam o público envolvido no universo das agremiações, colaborando, inclusive, para a formação de novos interessados na cultura do samba. Estes ensaios são importantes para que as escolas não se transformem em agremiações restritas a uma pequena parcela de iniciados, desconectadas do cotidiano dos seus berços de origem”, explica o historiador e colunista do DIA Luiz Antônio Simas.
Publicidade
A teoria pode ser vista na prática em vários pontos da cidade, de domingo a quinta-feira. E não apenas na capital. É no fim das tardes de domingo, por exemplo, que a Av. Brigadeiro Lima e Silva, em Duque de Caxias, pega fogo com os ensaios da Grande Rio.
Componentes do Salgueiro lotam as ruas Maxwell e Silva Teles%2C na Tijuca%2C nas noites de quinta-feiraAlex Nunes / Divulgação

O mesmo acontece em Vila Isabel, com a escola que carrega o nome do bairro de Noel, e Madureira, com a Portela. Em plena segunda-feira é a vez da Estácio de Sá e Mocidade Independente lotarem as ruas próximas à comunidade.

Na quarta-feira, o couro come na Ilha do Governador com os ensaios da União da Ilha e, novamente, no Boulevard 28 de Setembro, em Vila Isabel,. Na quinta é vez de os componentes da Mangueira, Salgueiro e Unidos da Tijuca ganharem as ruas da Zona Norte da cidade. 
Publicidade
“Nossa quadra é linda, mas o lugar da Mangueira é na rua. É ali que o coração mangueirense bate mais forte”, conta o Antônio Júnior, morador da comunidade.
O jornalista e escritor Fábio Fabato, autor de diversos livros sobre o Carnaval carioca e que, às segundas-feiras, costuma ser visto em Bangu, nos ensaios da sua Mocidade Independente, concorda.
“Os ensaios de rua, como ponto de convivência e troca, são, sem dúvida, os que mantêm de pé toda esta lógica com ares até mesmo industriais da festa. Não existe o desfile sem ensaio, sem a base que o sustenta”, diz Fabato.
Publicidade
Agenda:
DOMINGO
GRANDE RIO - a partir das 19h na Avenida Brigadeiro Lima e Silva.
Publicidade
PORTELA - a partir das 18h na Estrada Intendente Magalhães, em frente à UPA de Madureira.
VILA ISABEL - a partir das 19h no Boulevard 28 de Setembro.
Publicidade
SEGUNDA-FEIRA
MOCIDADE - a partir das 21h na Praça Guilherme da Silveira
ESTÁCIO DE SÁ - a partir das 20h na Rua Ulisses Guimarães, no Largo do Estácio
Publicidade
QUARTA-FEIRA
VILA ISABEL - a partir das 21h no Boulevard 28 de setembro.
UNIÃO DA ILHA - a partir das 20h na Estrada do Galeão em frente ao Posto Ilha.
Publicidade
QUINTA-FEIRA
MANGUEIRA - a partir das 20h na Av. Estação Primeira de Mangueira
SALGUEIRO - a partir das 20h na Rua Maxwell.
Publicidade
TIJUCA - a partir das 20h30 na Rua D1 - paralela a Av. Francisco Bicalho.