Por tabata.uchoa
Rio -  Mais de um milhão de pessoas pulando carnaval na esquina entre as Avenidas Rio Branco e Presidente Vargas, ao som do funk melody de Show das poderosas e outros sucessos da cantora Anitta. Não deve ser ainda em 2016 que este cenário, esperado para a segunda-feira de Carnaval, vai tomar as ruas do Centro. Devido à proibição da Policia Militar, o bloco que seria comandado pela funkeira ficou de fora da lista dos 505 desfiles confirmados entre os dias 16 de janeiro e 15 de fevereiro.
O que não vai faltar, porém, é samba nas ruas. Ao todo, serão 505 blocos desfilando, 49 a mais do que no ano passado. Entre os estreantes, nenhum sairá pela Zona Sul, que teve uma queda de 4,35% no número de desfiles. Já a Zona Oeste, sobretudo Barra e Jacarepaguá, passa a contar com 82 desfiles. De acordo com a Riotur, não foram autorizados novos blocos na Zona Sul e em Santa Teresa, com o objetivo de fazer uma festa melhor distribuída pela cidade.
Prefeitura divulga primeira lista dos blocos de rua do Carnaval 2016Fotos%3A Saulo Stéfano / Agência O Dia

Conforme aconteceu no ano passado, alguns blocos terão endereço alterado pelas obras do Centro ou por causa do crescimento do número de foliões. O Monobloco e o Bloco da Preta, que em 2015 tomaram a Avenida Presidente Vagas, este ano passam pela Rua Primeiro de Março. O Bloco da Favorita, que desfilava em São Conrado, vai para o Aterro do Flamengo. Já a Terreirada Cearense sai da Praça Paris para São Cristóvão.

O presidente do Bola Preta, Pedro Ernesto, que este ano desfilará novamente na Avenida Antonio Carlos, depois de sair da Rio Branco por causa das obras, deu um recado aos blocos que também trocarão de vizinhança. “A gente ficou com um certo receio. Mas acabou sendo maravilhoso desfilar na Antonio Carlos, que é menos apertada.”

Enquanto a festa oficial não começa, este fim de semana será de ensaios abertos ao público. Hoje, o bloco Aconteceu aquece às 16h, em frente ao Bar do Gomes, em Santa Teresa. O Cordão da Bola Preta marca presença uma hora depois, na Praça da Bandeira, na Tijuca.  A assessoria da cantora Anitta informou que estuda com a prefeitura medidas necessárias para o bloco sair.

Ensaios esquentam

O fim de semana também será de ensaios técnicos de escolas de samba do Grupo Especial e do Grupo de Acesso na Marquês de Sapucaí. As agremiações têm atraído grande público para as arquibancadas do Sambódromo.

Neste sábado a Porto da Pedra aquece às 19h. A segunda a entrar na avenida será a Acadêmicos de Santa Cruz, a partir das 20h. A Renascer de Jacarepaguá fecha a noite, às 21h. No Domingo os ensaios continuam, com Inocentes de Belford Roxo, às 19h. A Mocidade Independente de Padre Miguel será a última a fazer testes no fim de semana, às 21h.

No sábado da semana que vem, os ensaios na Sapucaí continuam com Caprichoso de Pilares, sendo seguida pelo Império da Tijuca. Já no domingo, Paraíso do Tuiuti, Portela, Unidos da Tijuca, Paraíso do Tuiuti e Beija Flor aquecem os tamborins.  Os ensaios técnicos vão até o próximo dia 31, quando desfila a Beija-Flor.

A abertura oficial do Carnaval de rua será no dia 16 de janeiro e terá o desfile da Liga dos Blocos da Zona Portuária. Já o encerramento, quase um mês depois, acontece no dia 14 de fevereiro, com o Monobloco.

Publicidade

Publicidade