Pouco depois de Preta abrir o show com o hit “Stereo”, Gilberto Gil subiu ao palco e levou o público ao delírio ao cantar sucessos como “Aquele abraço” e “Vamos fugir”. Neste momento, Preta chegou a chorar.
“Meu pai precisava ver esse povo. Ele saiu da Bahia ontem pra vir pular o Carnaval aqui. É a primeira vez que ele vem pra um bloco de rua do Rio”, disse Preta, que define seu bloco com a marca da diversidade — nesta edição, inclusive, foram oficializados dois pedidos de casamento entre gays.
Ao fim do show, Gilberto Gil não escondia a felicidade . “Já estou velho, precisava passar por essa experiência logo”, afirmou. Perguntado se compareceria ao evento em 2017, despistou: “Vamos ver, já estou velho”, riu.
Os funkeiros MC Ludmilla e Nego do Borel também subiram ao palco para animar a galera, bem como as atrizes Carolina Dieckmann e Fernanda Paes Leme, e David Brazil e o jornalista Rodrigo Teixeira, eleito o “Rei Momo” do bloco.
Durante o show, por cinco vezes Preta usou o microfone para chamar a atenção de pessoas que tentavam arrumar briga. Numa delas, sobrou para a Polícia Militar. “Cadê a PM? Eu não estou vendo nenhum carro da PM aqui perto”.
Ao fim do desfile, Preta não poupou críticas. “Alguém viu polícia aqui hoje? Eu não vi. O Rio de Janeiro precisa entender que tem que treinar uma polícia especializada para grandes eventos de rua. Em Copacabana, no Réveillon tem polícia, mas hoje eu não vi um carro por aqui. Eu fico aqui de cima administrando. Pro Carnaval de Rua continuar, precisamos sentar e conversar com prefeito, RioTur, Polícia Militar”, disse.
“Eu sei que é difícil, mas é preciso. O Carnaval só está começando. Ainda haverá muitos blocos que atraem uma multidão”, comentou.
Apesar de princípios de confusão, o evento ocorreu sem grandes problemas.
Cake designer (confeiteiro de bolos de luxo), Vinicius Soares, de 19 anos, pegou o metrô cedo na Pavuna para garantir um lugar próximo ao carro de som do bloco. E foi brindado com o convite de Preta para subir ao palco. “Como eu estava perto do trio elétrico, a Preta apontou pra mim e falou: ‘Sobe aqui’. Eu abracei a Preta e até fizemos uma selfie”, disse.
Por volta de meio-dia, ainda na concentração na Avenida 1º de Março, ao menos quatro foliões precisaram de atendimento médico.
No evento, Preta falou sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chicungunha e do zika vírus.
Além da arte de dançar, a arte romântica também entrou em cena e deu um show. Tiveram aqueles que pregaram o amor e outros, que no ritmo dos batuques, esbanjaram. Esse foi o caso do casal Ana Rezende e Bruno Lira, ambos moradores da Zona Sul, que aos beijos e abraços comemoravam mais um carnaval juntos.
"Nos conhecemos há dois anos nesse mesmo bloco, exatamente aqui, na praça Paulo da Portela. A troca de olhares instantânea fez com que estivéssemos até hoje comemorando", contou o folião.
Resumo do dia
Os gentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), os guardas municipais e os fiscais do Lixo Zero, da Comlurb, multaram 146 pessoas flagradas fazendo xixi nas ruas do Rio durante os blocos deste fim de semana. A fiscalização neste domingo multou 14 pessoas no Bloco da Preta, no Centro. No Suvaco de Cristo, no Jardim Botânico, foram flagrados seis foliões. Outros seis foram multados no desfile do bloco Chora Me Liga, em Copacabana, entre outros.
Por conta da repressão ao xixi, um folião resolveu fazer chacota com o prefeito. Ele exibia para os guardas municipais a seguinte frase de um cartaz: “Deixa eu mijar em Paes.”
Desde o início da fiscalização dos blocos do pré-carnaval, já foram multadas 322 pessoas (incluindo 56 mulheres e quatro estrangeiros) por fazerem xixi na rua. Todos terão que pagar R$ 510.
E não são penas os marmanjos, entre as multas aplicadas estão as de 21 mulheres .
A prefeitura realizou uma ação de ordenamento em que foram apreendidas mercadoria de ambulantes não autorizados. No total, foram: 7.024 bebidas diversas, 150 adereços, 152 copos decorativos, 15 chapéus, 116 sacolés, 39 óculos, 23 carrinhos, seis carroças, oito isopores, seis triciclos, uma churrasqueira, um botijão de gás e 16 espumas.
Acredite, entre o material irregular apreendido tinha um banheiro. Isso mesmo, um banheiro.
Ainda foram retidas 10 credenciais utilizadas indevidamente por ambulantes, muitas delas de anos anteriores, assim como 15 camisetas que eram usadas sem autorização para o comércio ambulante nos blocos.
O estacionamento em local proibido foi alvo da fiscalização, com 95 veículos rebocados.
No sábado, quatro caminhões de gelo foram retidos por irregularidades e levados para o depósito da prefeitura.