Por karilayn.areias
Paloma Bernardi%3A 'Quando era destaque de chão%2C já ouvia os gritos de ‘linda’%2C ‘gostosa’. Não me incomodo de ser chamada de gostosa%2C é um elogio'Divulgação

Rio - Se a primeira vez a gente nunca esquece, o domingo de Carnaval vai ficar marcado para sempre na vida de Paloma Bernardi, 30 anos, que estreia no posto de Rainha de Bateria da Grande Rio após quatro anos desfilando como destaque de chão da tricolor de Duque de Caxias. “É a minha primeira vez no coração da escola. Sempre gostei de samba, ficava encantada assistindo aos desfiles pela TV. Quando comecei a frequentar os ensaios da Grande Rio, senti uma alegria muito grande em poder fazer parte dessa festa tradicionalmente brasileira. Nunca imaginei chegar ao posto de rainha de bateria, foi um caminho natural. Não cavei, não busquei esse lugar”, diz.

Lugar esse que é um dos mais cobiçados do Carnaval, ainda que não seja feito apenas de glamour. Sambar, sorrir e brilhar compõem o reinado, que também inclui funções não necessariamente glamourosas. “Vivo o Carnaval de verdade, que não é feito só de diversão. Tenho novas responsabilidades, como participar de ensaios secretos de madrugada, estar constantemente representando a escola e de me manter conectada com o mestre de bateria para defender a nota 10 da Grande Rio. A rainha é uma extensão dos ritmistas. Somos um só coração”, comenta. A batida no lado esquerdo do peito é proporcional à empolgação de Paloma. “Meu coração já está pulando no ritmo do Carnaval. Um dia antes do ensaio técnico, não consegui dormir, fiquei ‘fritando’ na cama. Imagina no dia do desfile. Mas vou pisar forte na Sapucaí. Tenho certeza que vou me arrepiar e chorar de emoção”, aposta a atriz, que não sabe se terá a companhia do namorado, o ator e cantor Thiago Martins, ao seu lado durante a sua passagem pelo Sambódromo carioca. “Ele vai me assistir, com certeza, mas talvez fique no camarote onde vai fazer um show. A minha família também vai estar na Avenida torcendo por mim.”

No bloco de Paloma, o que não falta é folião apaixonado. “Quando era destaque de chão, já ouvia os gritos de ‘linda’, ‘gostosa’. Não me incomodo de ser chamada de gostosa, é um elogio. Eu só agradeço ao carinho que recebo, até porque o público é sempre respeitoso comigo”, afirma.
Publicidade
Os elogios vêm a reboque da junção de duas forças: natureza e disciplina. A beleza de Paloma veio de berço, mas o corpo irretocável é obra de muita disciplina. “Um dia depois de receber o convite para ser Rainha de Bateria já estava na academia (risos). Mas sem crise, sem ficar neurótica. Nunca quis ficar anoréxica ou marombada. Pelo contrário. Quero entrar graciosa e feminina na Sapucaí. Então, contei com a ajuda do médico nutrólogo Roberto Navarro, que criou para mim uma rotina alimentar que inclui grelhados, saladas e grãos integrais. Após as 18h, evito pão e carboidratos. Mantive o meu peso, 53 quilos, mas troquei gordura por massa muscular”, conta.
Essa troca se deu por conta de uma rotina intensa de atividades físicas. “Vou à academia seis vezes por semana. Em cerca de duas horas, faço exercícios aeróbicos e musculação. E ainda fiz aulas de samba com a Kellen Falcão, que é uma passista de São Paulo”, observa.
Paloma Bernadi brilhando na Sapucaí em 2014Alex Ribeiro

Com tanto empenho não dá para duvidar que Paloma tem tudo para causar à frente dos ritmistas da Grande Rio. Mas tamanha dedicação talvez não seja suficiente para mantê-la no posto no ano que vem, já que a atriz Monique Alfradique está cotada para substituí-la. “Independentemente de ser rainha, eu sou Grande Rio. Se for para ser rainha em 2017, serei com o maior orgulho. Se não for, vou desfilar feliz na Grande Rio como destaque de chão ou em qualquer outro lugar. O futuro a Deus pertence.”  

Publicidade
Sensualidade em alta 
Quem espera ver Paloma sensual na Avenida não vai se decepcionar. “O carnaval exige sensualidade, que, sem dúvida alguma, vai estar presente na minha passagem pela Sapucaí. Mas o corpo não é o principal elemento do meu Carnaval. O meu corpo é um mero detalhe perto da emoção que estou vivendo e da grandiosidade da bateria”, diz a atriz, que está escalada para fazer uma vilã na novela ‘A Terra Prometida’, da Record.
Você pode gostar