Por roberta.campos
Rio - Carnaval é época de folia e também de cultura e conscientização política. Foi nesse embalo que muitas famílias e jovens brincaram no bloco Bagunça Meu Coreto, em Laranjeiras. Com muitos balões, confetes, serpentinas, purpurina e trajes descontraídos, cada um procurou uma maneira diferente de celebrar a folia.

Esse foi o caso da moradora do Humaitá, Aline Andrade, de 27 anos, que com uma fantasia bem colorida e carregando uma placa acoplada ao corpo, chamava atenção pela singela frase ao secretário municipal de Governo: “Pedro Paulo não passará!”.

GALERIA: No quarto dia de folia, blocos desfilam pelas ruas do Rio

O Bagunça Meu Coreto fez a festa em LaranjeirasJulianna Prado

“Tá chegando à época da eleição e eu acho que foi muito grave o que aconteceu. O secretário é uma figura pública e ele tem que dar exemplo. Nada justifica bater em uma mulher. Muitas pessoas ainda não sabem quem ele é. Então, alertar outras pessoas e, principalmente, outras mulheres é uma questão de engajamento”, falou a jovem que fez menção ao caso que veio à tona no ano passado, em que o secretário agrediu fisicamente a esposa.

No ritmo das antigas marchinhas e tradicionais canções de carnaval, Mariana Barros chegou cedo com a família na Praça São Salvador, onde o bloco circulou, para curtir com a filha Maya Barros, de 7 anos.
Publicidade
“Acho importante formarmos os novos foliões e é por isso que eu trago ela desde cedo. Ela ainda não gosta muito não, mas eu e o pai fazemos de tudo para ela gostar. Essa é uma festa muito marcante para o brasileiro e temos que preparar os filhos para o carnaval já que, afinal, é cultura nossa”, contou Mariana.  
A história do bloco Bagunça Meu Coreto com a Praça São Salvador é bem peculiar. Quando o bloco começou a desfilar há 11 anos, a praça ainda não era um ponto boêmio como é conhecido atualmente. O bloco foi o responsável por começar a movimentar culturalmente a praça, que hoje em dia, recebe encontros de chorinho aos domingos. Aproximadamente três mil pessoas participaram do bloco que contou com agentes de trânsito e policiamento no local.
Publicidade
Reportagem de Julianna Prado