Por karilayn.areias
Rio - História e tradição estiveram mais do que nunca a serviço da Mangueria, última escola a desfilar na Sapucaí no carnaval 2016. A Verde e rosa, que apostou em Maria Bethânia como enredo para voltar a ganhar o carnaval carioca, contou com a MPB em peso no seu desfile. Além da homenageada, Caetano Veloso, irmão dela, também foi um dos destaques.
Verde e rosa apostou em Maria Bethânia para voltar a ganhar o carnaval cariocaCacau Fernandes / Parceiros / Agência O Dia

Também desfilaram Mart'nália, Adriana Calcanhoto, Chico César, Zélia Duncan, Lúcia Veríssimo, Regina Casé, Vanessa da Mata, Renata Sorah e Ana Carolina. A escola homenageou os 50 anos de carreira de Bethânia. A ideia surgiu do carnavalesco Leandro Vieira, que tem apenas dois anos de carreira no ramo e é o mais jovem do carnaval carioca, com 31 anos.

FOTOS: Mangueira celebra Bethânia na Sapucaí

O desfile da Mangueira mostrou a vida da cantora, uma das maiores da história do País. As alegorias e alas representaram diversas fases da vida e carreira da baiana.

A comissão de frente foi formada por 15 bailarinas negras com um figurino ousado, que fazia parte da coreografia e deixava os seios à mostra, como guerreiras Oyá – orixá relacionada à sensualidade e à valentia.

Caetano foi uma das personalidades a desfilar na MangueiraCacau Fernandes / Parceiros / Agência O Dia

No quarto setor, a Mangueira trouxe os principais sucessos imortalizados na voz de Maria Bethânia. Canções como "Fera Ferida","Explode Coração", "Abelha Rainha", "Esotérico" e "Oração à Mãe Menininha" foram relembradas.

Com o tema, a Mangueira busca seu 18º título. Apesar de ser uma das maiores vencedoras do carnaval carioca, a escola não ganha desde 2002 e no ano passado quase foi rebaixada, terminando o campeonato na 10ª posição.
Publicidade