Por gabriela.mattos
Rio - A Estação Primeira de Mangueira é a nova campeã do Grupo Especial do Carnaval carioca. Com o enredo "Maria Bethânia – A menina dos Olhos de Oyá", a agremiação desfilou na última segunda-feira e saiu da Apoteose como uma das favoritas. O carnavalesco estreante na Verde e Rosa, Leandro Vieira, soube do resultado em casa. "Mal acreditei. Me tranquei no meu quarto, desliguei o celular e não vi nada da apuração. Estou muito feliz", contou ele, que é marido da porta-bandeira Squel.
Mangueira é a nova campeã do Grupo EspecialPaloma Savedra / Agência O Dia
A apuração foi apertada e só foi decidida no último quesito, alegorias e adereços. A Verde e Rosa não vencia desde 2002, com "Brazil é para cabra da peste, Brasil é a nação do Nordeste". Este ano foi ainda a estreia do puxador Cigareney, sucessor de Jamelão.
Publicidade
Emocionado com a vitória, o presidente Chiquinho da Mangueira afirmou que a escola fez um "belo trabalho" e que "ganhar foi consequência". "Foi disputado. Salgueiro também fez um belo trabalho. A emoção dos componentes na Avenida foi o diferencial da gente", afirmou Chiquinho. A quadra da agremiação ficou lotada minutos após o anúncio.

Na quadra, Chiquinho gritou para o público: "Vamos comemorar muito, e juntos. Esse título é de toda a comunidade". Já um dos compositores do samba deste ano Alemão do Cavaco disse que a música foi a "mais cantada" na Sapucaí.

Diretor de harmonia, João Gomes, o João do Ciep, de 65 anos, ressaltou que a Verde e Rosa precisava deste títulos para "mostrar novamente nosso verdadeiro valor". "Estávamos engasgados desde 2002. Fizemos tudo certinho, merecemos!", comemorou.

O título também foi comemorado por Caetano Veloso, irmão da homenageada. Ele postou um vídeo na sua rede social comemorando a vitória.

 
"Não mexe comigo que eu sou a Menina de Oyá!"#MariaBethâniaÉFoda #MangueiraÉFoda #AMeninaDosOlhosDeOyá #MangueiraCampeã #Carnaval2016
Publicado por Caetano Veloso em Quarta, 10 de fevereiro de 2016
Publicidade
Publicidade
Alguns amigos de Maria Bethânia também comemoraram a vitória da Verde e Rosa, como a cantora Alcione, que parabenizou a escola no seu Facebook. A artista destacou a importância do título "neste ano em que o samba comemora seu centenário, não haveria presente melhor!", afirmou.
 
Estou FELIZ, FELIZ, FELIZ pela MANGUEIRA, por Maria Bethânia, por nossa comunidade que se espalha por toda parte....
Publicado por Alcione Marrom em Quarta, 10 de fevereiro de 2016
Publicidade
Além dela, outras sete escolas desfilarão no sábado das Campeãs: Salgueiro, Unidos da Tijuca, Portela, Grande Rio e Beija-Flor. A sétima será decidida ainda nesta quarta-feira, no fim da apuração do Grupo de Acesso.
Com enredo sobre a cantora Maria Bethânia, Mangueira é a nova campeã do Carnaval CariocaAndré Mourão / Agência O Dia
História e tradição estiveram mais do que nunca a serviço da Mangueria. Com enredo sobre Maria Bethânia, a agremiação contou com a MPB em peso no seu desfile. Além da homenageada, Caetano Veloso, irmão dela, também foi um dos destaques

Também desfilaram Mart'nália, Adriana Calcanhoto, Chico César, Zélia Duncan, Lúcia Veríssimo, Regina Casé, Vanessa da Mata, Renata Sorah e Ana Carolina. A escola homenageou os 50 anos de carreira de Bethânia. A ideia surgiu do carnavalesco Leandro Vieira, que tem apenas dois anos de carreira no ramo e é o mais jovem do carnaval carioca, com 31 anos.

O desfile da Mangueira mostrou a vida da cantora, uma das maiores da história do País. As alegorias e alas representaram diversas fases da vida e carreira da baiana.

A comissão de frente foi formada por 15 bailarinas negras com um figurino ousado, que fazia parte da coreografia e deixava os seios à mostra, como guerreiras Oyá – orixá relacionada à sensualidade e à valentia.