Por pedro.logato
Rio - Passar os 75 minutos de desfile cantando está longe de ser uma missão fácil para os intérpretes das escolas de samba do Rio de Janeiro. A responsabilidade de entoar os sambas das agremiações que passam pela Marquês de Sapucaí no Domingo e Segunda de Carnaval faz com que os artistas necessitem de uma preparação ainda maior do que se espera, como é o caso de Igor Sorriso, da Unidos de Vila Isabel. No segundo ano defendendo a azul e branco, o puxador segue com a preparação vocal já mostrada por O DIA no último ano, mas com um novo aliado: a eletroestimulação.
Contando com um acompanhamento fonoaudiológico pelo quarto ano consecutivo, Igor tem utilizado a ferramenta com duas vertentes distintas: a redução da fadiga muscular e o ganho de força e resistência vocal. O processo passou a integrar a rotina de preparação do cantor nos últimos meses e tem colaborado para um rendimento ainda melhor do intérprete ao lado dos recursos tradicionais já utilizados anteriormente. A melhora na qualidade vocal e a redução da tensão das pregas vocais são alguns dos resultados do processo.
Igor Sorriso é intérprete da Vila desde o ano passadoRafael Arantes
Publicidade
"Essa é uma técnica que passei a realizar junto com minha fonoaudióloga para ajudar em alguns outros aspectos no tratamento e no cuidado da minha voz. É claro que existe ainda toda aquela preparação física e uma alimentação balanceada, mas é fundamental ter essa atenção maior com a saúde vocal. Não é chegar, cantar um pouquinho e ir embora. São 75 minutos de canto intenso, que necessita de resistência, de força... É muito importante zelar pela minha ferramenta de trabalho", disse Igor.
Além da realização do processo junto às consultas semanais com a fonoaudióloga Bianca Paz, a eletroestimulação tem sido presente também no pós-canto. A duas semanas do Carnaval, a rotina de compromissos e ensaios do cantor é bem mais intensa que nos demais meses, por isso, um cuidado ainda mais especial foi adotado por Igor.
Publicidade
"Estamos às vésperas do Carnaval e é inevitável que a gente tenha um ensaio ou outro a mais, um evento para participar. É algo comum no Carnaval. Isso acaba nos desgastando mais um pouco, exigindo um esforço maior. Por isso ter esse cuidado com a voz é algo que sempre venho batendo na tecla. Não é simplesmente ter dom ou levar jeito", contou.
A Vila Isabel será a quarta escola a desfilar no domingoRafael Arantes
Cantor empolgado para mais um Carnaval
Publicidade
E toda a preparação tem sido motivada ainda mais pelo bom ano vivido por Igor Sorriso. O intérprete destaca a boa relação com a escola de Noel e Martinho como uma das maiores injeções de ânimo para que consiga buscar o melhor rendimento possível no Sambódromo.
"Estou no meu segundo ano defendendo a Vila, mas realmente me sentindo muito bem. Desde que cheguei fui recebido com um carinho imenso de todos os componentes da escola e isso dá um gás a mais pra gente, nos deixa mais confortáveis para realizar um bom trabalho. Ter essa proximidade com a comunidade é algo que me motiva muito a buscar o melhor de mim sempre", finalizou o intérprete de 29 anos.
Publicidade
A Unidos de Vila Isabel será a quarta escola a desfilar no Domingo de Carnaval (26). A azul e branco levará para a Avenida o enredo "O Som da Cor" e Igor cantará o samba dos compositores Artur das Ferragens, Gustavinho Oliveira, Danilo Garcia, Braguinha e Rafael Zimmerman.?