Por pedro.logato

Rio - Primeira escola a abrir os desfiles das escolas de Samba do Grupo Especial, a União da Ilha levantou o público na Sapucaí com um enredo sobre Kindembu, um Nkisi ligado ao tempo cronológico e mitológico, e venerado na região de Angola e do Congo. A agremiação fez um desfile muito bonito plasticamente e empolgando. No fim da apresentação, a Ilha teve um problema com a  entrada da sua quinta alegoria o que deve fazer a escola perder pontos em evolução.

União da Ilha fez desfile empolgante%2C mas com algumas falhas Márcio Mercante / Agência O Dia

O esquenta da escola da Zona Norte, com o samba-enredo de 1982, "É Hoje!" já dava o tom de como a Ilha passaria pela Sapucaí. A entrada da escola na Sapucaí foi memorável, com uma bela apresentação da Comissão de Frente e um abre-alas de grande extensão vertical e horizontal. A apresentação do enredo assinado pelo estreante na escola, Severo Luzardo, foi de boa compreensão na Sapucaí.

O andamento do samba-enredo da União da Ilha também foi excelente. A escola cantou bastante e empolgou a Sapucaí. O mestre Ciça conduziu de forma perfeita a bateria da escola da Zona Norte, com a afinação para frente, que é característica do mestre.  A escola apresentou alguns problemas na Comissão de Frente, na execução da coreografia. O casal de mestre-sala e porta-bandeira, formado por Phelipe Lemos e Dandara Ventapane, também apresentou problemas no momento em que passavam pela cabine dos jurados. Durante a dança, a bandeira acabou tocando no rosto de Dandara, com isso, a escola pode ser penalizada.

O grande problema enfrentado pela União da Ilha no desfile foi no quesito evolução. O quinto carro da escola teve dificuldades para entrar na Sapucaí. Com a demora, se formou um grande buraco até o setor 3. Depois, o mesmo carro já na dispersão ficou paralisado, atrapalhando a saída dos integrantes da agremiação, quase fazendo a escola estourar o tempo. 

Você pode gostar