Integrantes da Imperatriz Leopoldinense, grande campeã do Carnaval de 2023, fazem os últimos retoques nos carros alegóricos antes do Desfile das CampeãsCleber Mendes/ Agência O Dia

Rio - As seis melhores escolas de samba de 2023 se preparam para o Desfile das Campeãs do Carnaval, neste sábado (25), na Sapucaí. A grande noite promete ser de arquibancada lotada, já que todos os ingressos foram vendidos. Para fazer uma apresentação digna de campeãs, as escolas fazem os últimos reparos nos carros alegóricos que foram danificados durante o desfile da Série Ouro, no domingo (19) e segunda-feira (20).
A campeã do Carnaval 2023, a Imperatriz Leopoldinense, fez retoques na tarde desta quinta-feira (23) no carro abre-alas que retrata a invasão do bando de Lampião ao sertão nordestino. A grande escultura do rosto do cangaceiro também passou por ajustes nas ferragens. A escola conquistou o nono título no Grupo Especial com o enredo "O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida".
A Grande Rio também realizou reparos nos carros alegóricos que homenageiam Zeca Pagodinho. Integrantes da escola de Caxias fizeram ajustes pequenos e verificaram as ferragens para evitar uma possível quebra na avenida.
A Unidos do Viradouro, vice-campeã do Carnaval, também ajustou as enormes alegorias que entrou na avenida para encantar o público, entre elas o abre-alas. O enredo contou a história de Rosa Maria Egipcíaca, a santa africana que foi escravizada e viveu no Brasil. Com seus dons premonitórios e a devoção em Santana, avó de Cristo, cruzava a fé dos brancos com aos cultos aos mais velhos.
Os técnicos dos carros alegóricos da Vila Isabel tiveram bem menos trabalho. Segundo o diretor de Carnaval da Vila Isabel, Moisés Carvalho, tudo foi muito bem preservado. "Fizemos um grande desfile na última segunda-feira e, agora, vamos voltar no sábado das campeãs para comemorar o resultado e agradecer ao público pela torcida e receptividade. Estamos realizando apenas pequenos retoques nas alegorias, uma vez que tudo foi bem preservado. Vamos estar completos na avenida novamente", destacou.
A Mangueira informou que os ajustes começaram nesta quinta-feira (23), mas vão continuar na sexta-feira (24). A Beija-Flor, que viu uma parte do seu abre-alas em chamas momentos antes de entrar na Sapucaí, deve dar mais atenção ao elemento nesta fase de reajuste. Na madrugada de terça-feira (21), os bombeiros tiveram que agir rapidamente para controlar as chamas, com uso de mangueiras e extintores. Ninguém ficou ferido e o destaque que estava no local que pegou fogo conseguiu retornar para desfilar.
A ordem do desfile deste sábado será inversa à colocação na apuração. Sendo assim, a primeira escola a entrar na Avenida será a Acadêmicos do Grande Rio (6º lugar), seguido pela Estação Primeira de Mangueira (5º lugar), Beija-Flor de Nilópolis (4º lugar), Unidos de Vila Isabel (3º lugar), Unidos do Viradouro (vice-campeã) e, por último, a Imperatriz Leopoldinense, a grande campeã.