Bruno Quintella, filho de Tim Lopes, curte Bloco Chora Me Liga, no Centro do RioCleber Mendes/ Agência O Dia

Rio - O tradicional bloco Chora Me Liga reuniu uma multidão de foliões na manhã deste sábado (3), na Rua Primeiro de Março, no Centro do Rio. A estimativa é que 15 mil pessoas compareceram ao local para curtir a festa ao som de músicas sertanejas pela voz da dupla João Lucas e Matheus.
No começo do dia, às 8h, ainda na concentração, o público foi chegando timidamente, mas logo as ruas foram se enchendo. Durante todo o trajeto, havia banheiros espalhados e os participantes podiam contar com a distribuição gratuita de água pela Cedae.
A passagem do trio elétrico teve início por volta das 9h, com os foliões pulando ao som da música que dá nome à atração. Fãs do gênero e foliões entoaram coro com hits como "Pode chorar" e “Propaganda”, de Jorge e Mateus, "Notificação Preferida", de Zé Neto e Cristiano, e outros sucessos.

"O jeito que o Rio de Janeiro abraçou a nossa carreira e o nosso projeto fez a gente gostar demais daqui e se apaixonar pelo carinho e o jeito que as pessoas retribuem o nosso trabalho, sem contar com o visual daqui. O Rio é o Rio, né?", comentou o cantor João Lucas.

"É um momento único para a gente, a sensação é sempre muito boa. A gente espera por esse momento e por esse dia! Estamos muito felizes de estar aqui e estávamos torcendo para fazer sol e não chover, também para nada dar errado, e até que saiu um solzinho! A gente adora estar aqui, amamos a alegria desse povo. É maravilhoso estar aqui", celebrou Matheus, integrante da dupla.
A animação e as fantasias caprichadas não faltaram entre os cariocas com roupas inspiradas na personagem Barbie, entregadores de aplicativo, piratas, sol, lua, fadas e muito mais. O casal Juliana Carvalho Costa, 33 anos, e William Corrêa da Silva, se conheceu de forma virtual e se inspirou em uma combinação de "senha" e "wi-fi" para curtir a folia a dois pela primeira vez.

Michelle Brandão, Matheus Borba, Lucimar Fazolo, Thaise e Manuela se conheceram no último sábado (27) em outro bloco e rapidamente trocaram contatos para combinar de aproveitar a folia de hoje.

"Já está valendo a pena. Espero que a gente se divirta muito e tenha muito sertanejo. Eu quero curtir", disse Michelle, bastante empolgada. Já o gaúcho Matheus Borba sempre viajou para o Rio para curtir o carnaval e, recentemente, mudou-se para a cidade.

"Eu vinha mais no feriado de Carnaval. O pré-carnaval e o carnaval de um mês que aqui tem, eu estou vivendo agora, né? Estou realizado, é maravilhoso. O povo carioca é muito receptivo, já faz amizade no metrô ou no bloco, como conheci o grupo", contou Borba.

Além do grupo, o eletricista João Pedro Freire Valdieiro, de 29 anos, acordou às 5h e percorreu o trajeto de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, até o Centro para aproveitar a festa.

"Eu venho no bloco desde 2013, no início do bloco. Tem muita música boa e pessoas também. Eu gosto muito de sertanejo, e o 'Chora Me Liga' é o único que eu participo no pré-Carnaval", disse o eletricista.

Já a aposentada Norma Castanheira, de 86 anos, é moradora de Niterói e estava acompanhada da filha para aproveitar a folia. "Eu gosto muito do carnaval de rua, para mim é o melhor. Eu adoro e sempre frequentei o Garota de Ipanema e o Carmelitas, mas prefiro o Centro, pois fica mais fácil para pegar a barca até aqui, e neste ano é a primeira vez. Coloquei uma florzinha no cabelo e pronto, tá bom? Está carnavalesco, e vim curtir", disse animada.
Luana Fernandes, 36 anos, é fã da dupla sertaneja e estava acompanhada da filha Emily, 15 anos, e das primas Shayane Fernandes, também com as filhas Laís e Luana Alves, para acompanhar o desfile do trio elétrico em família. "Todo ano eu venho, é super seguro e animado", elogiou Luana.

"Eu amo sertanejo, tenho muitas músicas favoritas, mas 'Chora Me Liga' é o máximo. Ano passado fizemos a mesma coisa, pegamos as fantasias que estavam guardadas e viemos aproveitar", contou Shayane.
As cantoras Stephanie Serrat e Luana Vaz, da dupla Pagodelas, se juntaram à festa como convidadas especiais.
Assim como tem ocorrido nos megablocos, a Polícia Militar criou barreiras de revista nos diversos acessos ao evento. De acordo com a corporação, em um dos pontos, os agentes apreenderam facas e outros materiais perfurocortantes.
Confira:
Além do Chora Me Liga, 48 blocos oficiais acontecem neste sábado (3), no Rio de Janeiro. Dentre eles, o Céu Na Terra, em Santa Teresa; Imaginou? Agora Amassa, no Leblon; Pérola da Guanabara, na Ilha de Paquetá e o tradicional Simpatia É Quase Amor, em Ipanema.
Segurança
Foram apreendidos pelos policiais nos pontos de revista 23 objetos perfurocortantes no bloco. Dentre os objetos apreendidos estão 11 facas e 26 artefatos cortantes, incluindo tesouras e até um canivete. Não houve nenhum registro de prisão.

Inúmeras opções de blocos
Além do Chora Me Liga, as ruas do Rio foram tomadas por mais de 40 opções de blocos. Ainda no Centro da cidade, o Céu na Terra reuniu os mais tradicionais, em meio a um clima familiar, no ano em que homenageou Milton Nascimento. Na Zona Sul, o Simpatia é Quase Amor embalou dezenas de pessoas em seu desfile anual, no bairro de Ipanema. Já nas zonas Norte e Oeste, o Bloco Urubuzada reuniu centenas de flamenguistas amantes da folia, na Tijuca, e o Mulecada Espigonense foi responsável por fazer a alegria dos pequenos foliões de Jacarepaguá.