Conceição Evaristo é anunciada para o desfile da Mangueira Bruno Jungmann / Reprodução Instagram

Rio - Conceição Evaristo aceitou o convite para desfilar pela Estação Primeira de Mangueira. A novidade foi divulgada pela agremiação, nesta segunda-feira (27), em publicação feita no Instagram. A escritora esteve no barracão para confirmar sua presença e ver de perto os preparativos da Verde e Rosa. 
"A Estação Primeira de Mangueira recebeu no barracão da escola Conceição Evaristo, uma das principais escritoras brasileiras. O motivo? Nossa agremiação realizou convite oficial para que nossa querida griot e grande orgulho do povo preto e da favela desfile conosco em 2025", disse a escola. 
"Conceição Evaristo recebeu em sua Casa Escrevivências, em representação à presidenta Guanayra Firmino, a pesquisadora do enredo Sthefanye Paz e a vice-presidente de Projetos Especiais, Rafaela Bastos. Depois dirigiu-se ao barracão da Verde e Rosa e recebida pela diretora de barracão Tânia Bisteka, o diretor de Carnaval, Dudu Azevedo, e o historiador Renato Moço", completou o comunicado. 
A Mangueira encerrará o desfile de domingo com o enredo "À Flor da Terra: o Rio da Negritude entre Dores e Paixões". A apresentação destaca a presença bantu no Rio de Janeiro, particularmente no Cais do Valongo, principal ponto de chegada de africanos escravizados, e suas contribuições culturais e sociais para a cidade.