Lima DuarteReprodução

Rio - Lima Duarte se pronunciou nas redes sociais nesta sexta-feira (1°) sobre o arquivamento dos inquéritos policial e criminal instaurados para investigar a conduta dele durante um acidente de trânsito que cometeu em 2023. O ator tem 93 anos de idade.  
A investigação foi aberta a pedido da motociclista atropelada na ocasião. Ela alega que sofreu lesões "gravíssimas" na região do quadril e acusa o ator de estar dirigindo em velocidade "incompatível" com o local. Porém, a Procuradoria Geral de São Paulo não identificou nenhuma ilegalidade.
O acidente ocorreu em março de 2023, no bairro da Barra Funda, em São Paulo. Na época, Lima Duarte afirmou que prestou os devidos socorros à vitima e garantiu que a sua carteira de habilitação era válida e regularizada. 
"O arquivamento coloca as coisas em seu devido lugar e faz justiça a Lima Duarte: ele não teve culpa pelo lamentável acidente de trânsito", começa a nota assinada por Alberto Toron e Fernando da Nóbrega Cunha, advogados do ator.
"Foi igualmente comprovado que é falsa a ilação feita pelo advogado da motociclista de que o ator não estivesse apto ou habilitado a dirigir. Ele [Lima] estava plenamente habilitado e fez tudo que estava ao seu alcance para auxiliar no socorro à motociclista, seguindo todas as orientações das autoridades", conclui.