Ator e dublador José Santa Cruz morre aos 95 anosGlobo / Cesar Alves

Rio - O Brasil se despediu, na última sexta-feira (26), do ator e dublador, José Santa Cruz, que morreu aos 95 anos. Com uma longa carreira, o artista, veterano da televisão e do rádio, se eternizou em diversos personagens, tanto atuando quanto dublando. Relembre 10 trabalhos marcantes do também radialista e humorista!
Na atuação
- 'O Bem Amado' (1980): José Santa Cruz interpretou o locutor Cacildo Amarildo.
- 'A Festa é Nossa' (1980): O ator deu vida ao personagem Jojoca.
- 'Zorra Total' (2002-2015): No clássico programa de humor da TV Globo, José Santa Cruz interpretou personagens como Jojoca, Barbosa, Manoelito, Costado e Tesourinha.
- 'Zorra' (2015-2017): Após a mudança de formato do programa humorístico da TV Globo, o ator também esteve presente no elenco da nova formação.
-  Espelho da Vida (2019): Seu último personagem fixo na televisão foi Padre Léo, na trama das seis da TV Globo.
Na dublagem
- 'A Família Dinossauro': José Santa Cruz deu voz ao clássico bordão "Querida, cheguei", que virou febre na década de 1990, frase falada pelo pai da "Família Dinossauros", que iniciava cada episódio da série de sucesso, exibida pela TV Globo e lembrada até hoje por gerações de adultos e fãs de televisão.
- 'Todo Mundo Odeia O Chris': Na série que foi e ainda é um sucesso no Brasil, o artista dublou o Sr. Osmar, um agente funerário que era vizinho dos protagonistas e que ficou marcado pelo bordão "Trágico, trágico".
- 'Os Simpsons': Na comédia animada, José Santa Cruz dublou diversos personagens, como o mafioso Tony Gardo, o maníaco Sideshow Bob, o superintendente Chalmers e o mais recorrente, doutor Julius.
- 'X-Men': O dublador foi responsável por dar voz a um dos personagens mais amados da franquia, o vilão Magneto.
- 'Harry Potter': No filme dos bruxos, o artista dublou Hagrid, guardião das chaves e terrenos de Hogwarts.