Vavá participou do famoso grupo de pagode KarametadeReprodução / Instagram
Filhos do cantor Vavá pegam sarna em escola após surto
Unidade municipal de Santos registrou 13 pessoas contaminadas pela doença
Os filhos do cantor Vavá, de 50 anos, foram infectados com escabiose, conhecida como "sarna humana", no colégio em que estudam, em Santos, litoral de São Paulo. A Unidade Municipal de Educação (UME) Emília Maria Reis foi atingida por um surto da doença, que contaminou 13 pessoas, sendo 12 alunos e uma funcionária. Todos estão afastados das atividades para interromper novas transmissões.
Em entrevista ao portal "g1", Vavá, ex-vocalista do grupo de pagode Karametade, explicou que está evitando contato físico com seus pequenos. "Ela [sarna] é contagiosa, e eles pegaram dentro da escola [...]. A nossa sorte é que a deles não foi tão forte, como a de outros alunos de dentro da escola", disse.
A primeira confirmação veio na última terça-feira (18), com o caçula, de 9 anos. Já a menina, que tem 10 anos, pegou três dias depois, na sexta-feira (21).
O cantor afirmou, ainda, que o colégio não foi desinfetado. "É o que deixa a gente perplexo. Eu sou morador de Santos e uma pessoa conhecida no Brasil inteiro. Sempre defendi, fui e sou fã demais da minha cidade [...]. Se eles [Vigilância Sanitária] fossem desinfetar a escola... A escola seria fechada, não poderia ter ninguém lá dentro, e isso não foi feito", reclamou.
A Vigilância Sanitária negou a afirmação e informou que a unidade passou por uma limpeza profunda. Além disso, o órgão disse que foi realizada uma vistoria no local, na última quinta-feira (20), e não foram encontrados indícios de descumprimento de medidas sanitárias. Por isso, as aulas continuam normalmente, com a permissão do Departamento de Vigilância em Saúde (Devig).
A sarna é uma doença causada por um tipo de ácaro que provoca lesões na pele e causa coceiras intensas, podendo gerar infecções, especialmente entre os dedos das mãos, axilas e punhos. Ela é altamente contagiosa e transmitida pelo contato físico, especialmente em lugares fechados. O tratamento é feito com medicações como pomadas ou loções.
Wagner Duarte, o Vavá, dominou as paradas de sucesso nos anos 1990 e início dos anos 2000. O Karametade marcou época com o hit "Morango do Nordeste". Ao sair para fazer carreira solo, Vavá foi substituído no grupo por Márcio, seu irmão gêmeo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.