Rio - A atriz Franciely Freduzeski, de 45 anos, utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (26), para desabafar sobre a forma que é tratada pelas pessoas, principalmente por idosos, quando usa fila preferencial. A artista tem fibromialgia, doença crônica que causa fortes dores nos músculos e ossos, além de outros sintomas. Assim, tem o direito, garantido por lei, a filas e vagas preferenciais. Além disso, a atriz utiliza o "cordão de girassol", símbolo que identifica pessoas com deficiências físicas, intelectuais, sensoriais e enfermidades não aparentes, como a própria fibromialgia e o lúpus.
"Gente, vou fazer um vídeo sobre um incidente que acabei de passar no aeroporto e estou cansada de passar por isso. Tenho prioridade, por lei, tenho laudo [médico], tenho um monte de coisa. E sou supermaltratada todas as vezes porque estou inteira, não estou rasgada, não estou sangrando. E sou supermaltratada, principalmente pelos idosos. Porque eles acham que são mais velhos e têm direito e só eles têm direito", iniciou Franciely.
Em seguida, ela detalhou o ocorrido. "E aí, hoje uma moça veio discutir comigo. Tinha uma fila de mais de dez pessoas atrás de mim, ela veio na minha frente e me pediu desculpa por entrar na minha frente. Falei: 'minha senhora, a senhora não tem que pedir desculpa para mim, a senhora tem que pedir desculpa para uma fila inteira'. E ela falou para mim o seguinte: 'não tenho que pedir desculpa para ninguém, muito menos a você que não tem nada'. Aí falei: 'tenho, sim, tenho laudo e tenho fibromialgia'", disse.
"Aí a moça que estava com ela, que é responsável por ela, que é o que mais me admira, uma moça jovem, entendeu? Ela fala assim: 'você tem fibromialgia?' [...] Por quê? Porque estou inteira? Porque me visto bem? Porque me cuido? Tenho que ficar acabada? Tenho que ficar mais ainda chorando dentro de casa e acabar com a minha vida? Gente, chega disso! Que palhaçada!", desabafou.
"Sou supermaltratada pelas pessoas e, principalmente, pelos idosos. Está na hora de idoso também começar a ler sobre o que é fibromialgia e parar com essa palhaçada de olhar para a pessoa jovem e ficar enchendo o saco e dizendo que a gente não tem nada. Estou cansada! Sou supereducada, sou uma pessoa que trato muito bem os idosos, quero trabalhar com eles, respeito super, mas o tempo todo sou maltratada", finalizou.
Na legenda do vídeo, a artista continuou o desabafo. "Estou extremamente cansada de ser humilhada pelas pessoas, principalmente em aeroporto. Ontem fiz uma live falando abertamente sobre fibromialgia e a importância das pessoas darem importância às doenças invisíveis. Pelo amor de Deus, deixem de ser ignorantes, leiam, tenham compaixão, parem de julgar, principalmente porque vocês estão vendo uma mulher inteira, bonita, atriz e bem vestida. Hoje luto por todos que têm fibromialgia com unhas e dentes e vou continuar lutando. Mas estou cansada de ser maltratada, cansada de ser olhada como uma mulher fresca. Só Deus sabe o que passei para poder estar viva hoje. Por mais respeito e educação, por favor.", escreveu.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.