J.K Rowling, à esquerda, e David Tennant na pele de Bartô Crouch Jr., à direitaReprodução

Rio - A escritora dos livros da série "Harry Potter" voltou a tecer comentários transfóbicos nas redes sociais nesta sexta-feira (28). A maioria deles é direcionada ao antigo elenco dos filmes, que reage à criadora do universo bruxo, e a "bola da vez" foi o ator David Tennant, que interpretou o vilão Bartô Crouch Jr.
Tudo começou no British LGBT Awards, premiação voltada para astros britânicos LGBT+, que acontece durante o mês do orgulho. Tennant, que é mais conhecido por encarnar uma das versões do protagonista de "Doctor Who", chamou os críticos de pessoas trans de "um pequeno bando de idiotas chorões que estão do lado errado da história e todos irão embora em breve.
Rowling, então, publicou as falas do artista na plataforma X, antigo Twitter, e respondeu: "Este homem está falando de sobreviventes de estupro que querem ser cuidados apenas para mulheres, as enfermeiras que estão atualmente processando o seu seguro de saúde por as obrigarem a trocar de roupa na frente de um homem; garotas e mulheres que perdem oportunidades esportivas para prisioneiros do sexo masculino; e mulheres encarceradas junto a criminosos sexuais condenados". Ela se refere a mulheres trans utilizando pronomes masculinos.
O teor destes comentários não são novidade para os fãs do bruxinho. Rowling já entrou em discussões públicas acaloradas com Daniell Radcliffe, que interpreta Harry; com Emma Watson, que interpreta Hermione, além de rebater outros astros e até mesmo os próprios fãs. Nas redes sociais, ela compartilha conteúdo que conservador de direita, que define como "ativismo transfóbico".