Thommy Schiavo e Renato GóesInstagram / Reprodução
Loreto fez uma longa dedicatória em seu perfil do Instagram, onde compartilhou uma sequência de fotos ao lado do amigo e um vídeo cantando "Peão", música de Almir Sater. Na legenda, o ator lembrou de quando os dois estudaram teatro na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) e "querendo desbravar o mundo fazendo arte".
"Seu coração puro, seu olhar de criança com sabedoria de um ancião. Sua gentileza, seu sorriso dos dentinhos separados. Tu me ensinou muito esse grã-fino aqui seu caipira. Desde laçar até abraçar com os olhos. Te levo comigo em todas as artes. Te dedico todo mundo rural que habita em mim. Cada canção sertaneja, cada sorriso largo e espontâneo meu, tem um pedaço seu. Te amo e tenho a paz de ter te falado isso inúmeras vezes. Seu legado está em mim, nos seus amigos, na sua família e na sua filha. Meu coração chora mas o céu celebra a chegada desse anjo. Vá com Deus, os peões aqui seguem a lida com dor, mas principalmente, com todo seu amor", escreveu o ator, que viveu Tadeu no remake escrito por Bruno Luperi.
Renato Góes, que interpretou José Leôncio na primeira fase do folhetim, agradeceu os momentos com Schiavo. "Saiba que estaremos sempre cuidando da pequena Lara, sempre. Te amo, meu irmão. Sua alegria nunca será esquecida. Descanse em paz. Um beijo de muito carinho em toda a família e amigos. Um abraço de conforto à minha amiga Angra, muita força e muita luz pra você!", comentou o ator, citando a viúva de Thommy.
Silvero Pereira, que viveu o Zequieu, lembrou da cena do beijo entre seu personagem e Zoinho. "Um grande parceiro de cena. Você era sempre muito cuidadoso com todos e sempre disposto a ajudar, a colaborar. Muito triste, chocado com o que aconteceu! Que sua família receba meu forte abraço. Grande amigo e grande colega de profissão", disse.
A morte do ator foi causada por uma queda de cerca de quatro metros de altura, na sacada de um prédio no bairro Bosque da Saúde. Segundo a Delegacia Especial de Homicídios e Proteção a Pessoa de Cuiabá (DHPP), Thommy estava bebendo com alguns amigos em uma loja de conveniência próximo de onde morava, em um conjunto de quitinetes de dois andares.
O ator foi encontrado de barriga para baixo e sem ferimentos aparentes, mas já sem vida. Ainda segundo a polícia, imagens mostraram que estava sentado no andar superior e, depois, se deitou no chão por alguns minutos. Em seguida, ele se desequilibrou e caiu por cima do parapeito.
A notícia foi divulgada no início da tarde deste sábado (20) por Leandro Lima, ator e amigo de Schiavo, por meio das redes sociais. "Acabo de receber uma notícia muito triste, nosso amigo Thommy Schiavo nos deixou, ainda estou atônito, tentando digerir tudo isso. Thommy era uma cara de coração enorme, sempre pronto a ajudar, amava o campo, os bichos e cuidar das pessoas. Lembrando dele chamando todo mundo para assistir um pôr do sol lindo ouvindo Tião carreiro ou pedindo para cantar junto Peão (uma de suas favoritas) lá no Pantanal", escreveu Lima, que também contracenou com Thommy.
Trajetória
Natural de Presidente Prudente, em São Paulo, Thommy tinha 39 anos e era pai de Lara, fruto do relacionamento com a maquiadora Angra Monaliza, que conheceu durante as gravações de "Pantanal". O artista era formado em Artes Cênicas pela CAL, faculdade na Zona Sul do Rio. Ao longo da carreira, ele atuou em diversas produções da TV Globo, como "Paraíso" (2009), "Escrito nas Estrelas" (2010), "A Teia" (2013), "Império" (2014), "Cordel Encantado" (2011), "Gabriela" (2012) e "Espelho da Vida" (2018).
O último trabalho na televisão foi na novela "Pantanal", em 2022. O seu personagem, Zoinho, tinha poucas falas no folhetim, mas chamou a atenção do público. Na época, em entrevista ao "Mais Você", o ator afirmou que suas vivências em um sítio da família foram fundamentais para ajudar os outros artistas nos bastidores da novela.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.