Rio - Famosos prestaram homenagens e lamentaram a morte de Ney Latorraca, de 80 anos, através das redes sociais. O ator faleceu na manhã desta quinta-feira (26), em decorrência de uma sepse pulmonar. Ele estava internado desde o dia 20 de dezembro na Clínica São Vicente da Gávea, na Zona Sul do Rio, devido ao agravamento de um câncer de próstata.
fotogaleria
O roteirista Walcyr Carrasco se despediu do veterano. "Luto! Ney Latorraca, sua partida representa uma perda irreparável para a cultura nacional. Que sua arte continue a inspirar e que sua memória seja eternizada em nossos corações. Meus sentimentos à família, amigos e admiradores. Descanse em paz, Ney", declarou.
O ator Mouhamed Harfouch relembrou um dos sucessos de Ney no teatro. "Todos os aplausos para o imenso Ney Latorraca. Foram tantos personagens incríveis e inesquecíveis no cinema, na TV e no teatro. Entre tantos nessa galeria, protagonizou junto ao Nanini o maior sucesso de teatro brasileiro: 'O mistério da irmã vap', permanecendo mais de 11 anos em cartaz! Meus sentimentos aos amigos e familiares. Obrigado por tanto, Ney", disse ele.
Marcelo Serrado também recordou momentos ao lado de Latorraca. "Quando se vai um artista como Ney se vai um pouco de todos nós! Um dia triste porém o céu vai se encher de alegria! Aqui uns momentos mágicos que vivemos juntos no especial para a TV Globo , 'Alexandre e outros Heróis'. Nosso amado amigo. Aqui nas fotos da série que foi indicado ao EMMY", lamentou.
A autora Lúcia Veríssimo comentou sobre o senso de humor do artista: "Uma coisa era certa a cada encontro: as gargalhadas. Um ator estupendo, um senso de humor afiado e o deboche era um traço marcante. Que se faça muita luz em seu caminhar, querido", relatou.
O ator Eike Duarte contou que sua primeira novela foi feita ao lado de Ney. "Hoje o céu está feliz! Certeza! Ney, lembro das suas histórias e o seu jeito incrível de contagiar as pessoas eu tive a sorte de te conhecer e trabalhar com você na minha primeira novela, quanto aprendizado! E quanta história engraçada! Obrigado! Te amo! Meu eterno Ney Latorraca, ele usava um broche de lagarto sempre como na foto", relembrou.
O diretor Miguel Falabella se declarou para o comediante. "Neyzinho, chegou a hora da despedida e, conforme havíamos conversado inúmeras vezes em nossas voltas pela Lagoa, está sendo difícil chorar. Uma vida gargalhando a seu lado passa diante de meus olhos e impede as lágrimas de correrem livremente. Você foi uma luz, um amigo querido, um ator extraordinário, um homem do teatro e um observador da vida com um olhar único e certeiro. Um grande. Obrigado por tanto e por tudo. Vou te amar sempre. Marília e Wilker devem estar te recepcionando com todas as honras merecidas, porque você sempre foi capa", disse.
O ator também afirmou que vai cuidar para que ninguém esqueça do veterano. "Um dia, prometo, vou contar nossas aventuras por esse mundo de Deus. Por enquanto, siga na direção da luz com tranquilidade. Eu vou cuidar da sua memória. Aliás, toda uma geração hoje te reverencia e promete manter acesa a chama da sua história. Um beijo, amado meu".
Veja o que mais famosos disseram:
Ana Maria Braga: "Recebemos com profundo pesar a notícia do falecimento de Ney Latorraca, aos 80 anos, no Rio de Janeiro. Sua partida deixa uma lacuna imensurável na cultura brasileira. Ney encantou gerações com seu talento e carisma, tornando-se um ícone inesquecível das artes cênicas. Seu legado artístico permanecerá vivo em nossos corações e memórias. Nossos sinceros sentimentos à família, amigos e admiradores".
Fátima Bernardes: "Acordei, hoje, com a notícia da morte do grande ator Ney Latorraca. Que triste! Ney fazia pose de malvado favorito, era divertido, muito inteligente, super comprometido com o seu trabalho. Tive a alegria de recebê-lo alguma vezes no #encontro e sempre com ótimos momentos. Seus personagens e sua arte ficarão para sempre. Que saudade!"
Ary Fontoura: "Que tristeza saber da sua morte, meu amigo Ney Latorraca. Descanse em paz!".
Neusa Borges: "Hoje, as cortinas do palco se encerram para o Ney Latorraca, um amigo incrível com um talento inconfundível na arte. Com o Latorraca eu tive o prazer de conviver muito e fazer a minha primeira peça na carreira no teatro “Hair”, em 1969. Meu amigo descanse em paz".
Luiz Fernando Guimarães: "Foi aqui que tudo começou. Foi aqui, palco pra nossa vocação, e amizade! Vamos lembrar para sempre da sua alegria, alto astral e genialidade. Descanse em paz, meu amigo"
Cissa Guimarães: "Ney, meu amigo querido, que falta você já faz! Que sua nova vida seja cheia de luz, a luz que você sempre nos deu e sempre teve! Voa alto amigo e obrigada por tudo!".
Matheus Nachtergaele: "Ney, meu amor, se pudesse, e talvez possa, mudava o rumo do tempo e voltava a tempo de passar um tempo sem contratempos contigo. Amigo do meu coração. Professor de renascer e de alegria, mestre de sorrir apesar da vida ser assim: só vida e mais nada. Na foto," um instante do meu encontro com Conde Vlad numa noite de verão em Pitombas. Honra e delicia".