Ivete Sangalo - Reprodução da internet
Ivete SangaloReprodução da internet
Por RICARDO SCHOTT

Rio - Ivete Sangalo é sempre garantia de show alegre e lotado no Rock in Rio, cuja edição 2019 começa hoje. A baiana vai abrir a noite do Palco Mundo neste domingo — seguida por Goo Goo Dolls, Dave Matthews Band e Bon Jovi — e vai levar seus sucessos para o palco, mas em clima totalmente renovado.

A cantora acaba de lançar o DVD duplo 'Live Experience', gravado em dezembro do ano passado no Allianz Parque, em São Paulo. E promete para o festival um show novo, com muitas surpresas. Aliás, todo mundo sabe o quanto Ivete é boa em surpreender seus fãs em festivais, ainda mais no Rock in Rio. Em 2011, em sua primeira vez no evento no Rio (antes, em 2005 e 2006, apresentara-se em duas edições do Rock in Rio Lisboa), pegou um violão e lembrou-se dos tempos de adolescência tocando uma versão de 'More Than Words', do Extreme.

"A abertura do show vai ser muito especial para mim, um momento do show onde eu trago uma reflexão sobre uma questão que é muito particular minha", dá pistas Ivete. "Vão entrar sucessos, o repertório do DVD, onde eu tento fazer de forma compacta a carreira de uma vida. Não podemos esquecer que é uma hora de show, né? Mas vão ter novas, sucessos de 26 anos de carreira, tudo".

Se a cantora quer ver algo no evento? Ela adoraria poder ver tudo, mas a agenda apertada de shows impede. "Eu estou muito feliz porque vou tocar no mesmo dia da Dave Matthews Band, que eu adoro e ouço em casa. Vou aproveitar que vou estar lá e vou assistir. Quero ver Iza e Alcione também", diz. A colega de Ivete no 'The Voice Brasil' e a Marrom, por sinal, fazem show em dupla no Palco Sunset também no domingo.

Tudo certo

No que depender da expectativa do presidente do Rock in Rio, Roberto Medina, essa será a melhor edição do festival de todos os tempos. "2019 é o primeiro ano em que vejo a Cidade do Rock e digo: 'É isso que eu sonhei'. Olhei e vi que não queria colocar mais nada", explica o publicitário.

Medina abre hoje as portas dos dez palcos do evento, numa data bastante pop. O Palco Mundo, menina dos olhos do festival, dá espaço para o DJ Alok, para a hitmaker Bebe Rexka, para a cantora Ellie Goulding e para o rapper canadense Drake, que vem batendo recordes de prêmios e veio ao Brasil na quarta-feira com seu avião particular. Neste fim de semana, as atrações do Palco Mundo ainda incluem bandas internacionais como Foo Fighters, Weezer (no sábado) e Bon Jovi (no domingo). E novidades não faltam, como o Espaço Favela, o Palco Supernova (só com grupos novos) e a Rock Street Asia, com decoração temática e comidas orientais.

Menos é mais

Boa parte do charme do Rock in Rio vem dos palcos menores, como o Sunset e o Supernova. O primeiro traz encontros entre artistas, além de excelentes shows mais compactos. E, claro, muitos shows que bem poderiam estar no Palco Mundo — a cantora pop Jessie J e o grupo de hard rock Whitesnake estão entre os desse fim de semana. Os fãs de rock nacional, por sua vez, ganham o encontro de Titãs com Ana Cañas, Edi Rock e Erika Martins (no sábado) e do Detonautas com o Pavilhão 9 (domingo).

"Nossa história com o Rock in Rio é bem legal. Em 2011 fizemos um show no Palco Mundo e muita gente desconfiava do poder que teríamos em cima do palco, de movimentar o público. E as enquetes do festival deram a gente como o melhor show nacional do festival. Nossa força foi mostrada justamente pelo Rock in Rio", conta o vocalista do Detonautas, Tico Santa Cruz, que assistiu ao Pavilhão 9 na terceira edição do evento, em 2001. "Ficamos felizes de podermos compartilhar esse momento com essa banda. O repertório vai ser especial para os nossos fãs, e vai ter música nova, 'Ilumina O Mundo', que fala da prevenção ao suicídio e doenças emocionais".

Outro ambiente simpático é o Highway Stage, que leva ao festival a atmosfera das estradas americanas, e que trará todos os dias as bandas Cash Crash e Os Caras e Carol, além de JP Bonfá.

COMO CHEGAR AO ROCK IN RIO:
Se você vai ao festival, a melhor opção é o transporte público. Nos sete dias de evento, haverá metrô e BRT circulando durante toda a noite. A organização do Rock in Rio avisa que é importante verificar se há saldo no Riocard, pois a integração metrô e BRT só funciona com bilhetagem eletrônica. No metrô, só a Estação Jardim Oceânico da Linha 4 ficará aberta para embarque a noite toda. As outras, durante a madrugada, só para desembarque. Carros particulares serão barrados — exceto os de moradores credenciados do entorno. Os portões da Cidade do Rock abrem todos os dias às 14h e fecham às 4h.

ROCK IN RIO - PARQUE OLÍMPICO. Avenida Embaixador Abelardo Bueno 3.401, Barra da Tijuca. Abertura de portões: 14h.
Você pode gostar
Comentários