Rio - Estreia na próxima terça-feira (4), no Teatro Poeira, em Botafogo, Zona Sul, o espetáculo "Diário do Farol – Uma peça sobre a maldade". Cinco anos após uma temporada de sucesso, que inclusive rendeu algumas premiações, Thelmo Fernandes volta a dar vida a um homem capaz de dissimular, matar e torturar, e ainda ver beleza nos atos por ele praticados.
Inspirado pelo ator, diretor e dramaturgo Domingos Oliveira, morto em 2019, a peça recebe direção de Fernando Philbert, responsável pela adaptação do texto junto com Thelmo, que tem neste trabalho seu primeiro solo. Por ele, o ator recebeu indicações ao Prêmio Cesgranrio de Teatro, APTR e Botequim Cultural.
Romance escrito por João Ubaldo Ribeiro em 2002, "Diário do Farol" lança luz à linha tênue que separa o bem e o mal, com a história de um homem capaz de fazer as maiores atrocidades permanecendo invisível. Após cometer esses atos, ele se isola em uma ilha e cuida de Lúcifer, o seu Farol.
O espetáculo, que teve sua estreia em agosto de 2019, percorreu alguns palcos do Rio e teve até uma versão online em meio à pandemia. Agora, a peça está de volta aos palcos, mas trazendo algumas mudanças.
"Para esta temporada, tivemos mudanças pontuais no texto e na encenação. A peça encurtou em 10 minutos, mas ninguém percebe, foram cortes cirúrgicos. Quem retornar pra assistir verá praticamente o mesmo espetáculo. Acredito que a peça está mais atual do que nunca. O que eu percebo na escrita do João Ubaldo, é que certos movimentos perversos e nocivos que a humanidade sempre cria para si são cíclicos – e sempre voltam. A abordagem serve como instrumento forte de reflexão pro espectador”, observa Thelmo Fernandes.
Serviço:
Temporada: 4 de junho a 24 de julho Local: Teatro Poeira Endereço: Rua São João Batista, 104 – Botafogo Dias da Semana: Terças e quartas-feiras Horário: 20h Ingresso: R$ 40 (meia-entrada) / R$ 80 (inteira) Link para compra de ingressos: Sympla Classificação Indicativa: 16 anos Duração: 60 minutos
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.