LETICIA COLIN - Thiago Bruno
LETICIA COLINThiago Bruno
Por BRUNNA CONDINI brunna.condini@odia.com.br

Rio - Letícia Colin, nossa convidada para o bate-papo deste sábado, tem carreira de veterana. E trajetória ascendente. São pouco mais de 18 anos de carreira nos 28 de vida. Talvez por isso, a atriz, que tem sido destaque absoluto em 'Segundo Sol' como Rosa, não se deslumbre com o sucesso.

Mas cá entre nós, ela 'roubou' ou não a cena na novela? Com a palavra, Letícia.

"Não acredito nessa de 'roubar' novela. É muita gente envolvida. São 50 minutos de história por dia. Quase um filme diário. Atuar é do coletivo, nos agarramos a tudo. Essa novela foi muito de núcleo, de elenco. Só nós sabemos como nos unimos para contar essa história. Reverencio Adriana (Esteves), Giovanna (Antonelli), Deborah (Secco), Fabiula (Nascimento). Tanta gente boa", diz, empolgada. "Estou feliz da vida. Fiz novos amigos. Tem um sabor bom de dever se cumprindo".

Apesar dos pés no chão, ela percebe o quanto tudo que está acontecendo é importante. "É um momento de abundância. Sou grata por isso. De poder estar nesta novela, ser atriz. Diante de tudo que acontece neste país, me sinto com sorte", reflete. "Me dedico a vida inteira, sou devota do meu ofício. Mas sei que tenho sorte. Você ali, e o universo te quer, é um momento especial".

CHANCE DE RECOMEÇO

Ela também lembra que fez uma participação em 'A Regra do Jogo'(2015), de João Emanuel Carneiro. "Queria muito fazer uma novela inteira dele e consegui". Conseguiu e brilhou muito. Elogiada por sua entrega na performance da garota de programa na trama das 21h, Letícia comenta a trajetória de redenção de Rosa, que começou no capítulo de sábado passado. "Ela segurou até onde deu. Achava que ia dar conta de viver neste mundo de mentiras, mas viu que não é pra ela", esclarece.

"Rosa quer desfazer todo mal que fez. Está muito arrependida. É muito ruim quando alguém erra assim. Agora, ela vai passar pelo abandono, a desconfiança das pessoas".

Em cena muito comentada na internet, a atriz e Chay Suede protagonizaram o momento em que a personagem revela que Valentim (Danilo Mesquita) é filho de Luzia (Giovanna Antonelli) e irmão de Ícaro.

"Sabíamos que era uma cena importante e temos um jogo cênico muito bom, confiamos um no outro. A relação foi solidificada ao longo da novela. Os personagens são presentes, têm autonomia, improvisam, são livres. Nos divertimos muito, é prazeroso trabalhar. Não tem tensão, é mais prazer", revela.

"É um momento de celebrar novos amigos. Amizades que levo para a vida. A Kelzy (Ecard, que faz sua mãe Nice na trama) é uma honra, uma dama do nosso teatro. A Nanda (Costa) sempre tive carinho, mas nos aproximamos muito. Dennis (Carvalho, diretor da novela) era meu amigo do budismo, mas conhecer trabalhando, fazer uma novela dele tem sido incrível".

Rosa ainda vai passar por maus bocados. Nos momentos decisivos da novela, ela será mantida refém por Laureta (Adriana Esteves), ao descobrir o esconderijo de Remy (Vladimir Brichta), que vai voltar.

EM BUSCA DA FELICIDADE

O fato é que a personagem esteve em todas as principais tramas da novela. Foi heroína, transgressora, vilã, bandida e, por fim, se arrependeu e tenta trilhar um novo caminho. Rosa foi potente, bem-humorada e se mostrou dilacerada quando se sentiu assim. Letícia, como intérprete, emprestou toda a humanidade que conseguiu a ela para alcançar essas camadas. Talvez por isso, Rosa tenha conquistado o coração dos telespectadores. Ela poderia estar entre nós, ser uma de nós.

"É intenso, Rosa me faz pensar muito sobre a vida, relacionamentos. E é cada vez mais saudável minha relação com minhas personagens. Gosto de falar através delas", observa. "Ela é muito livre. Ensina sobre a liberdade do corpo da mulher".

E Letícia torce para um final feliz de Rosa com Ícaro ou Valentim? "Torço para eles serem felizes, para ela ser feliz. Mas acho também que ela pode terminar sozinha. A mulher pode ficar sozinha e encontrar a felicidade", afirma. "Antes, tinha essa coisa de final feliz ser só de casal. Isso não garante final feliz. Tem muito amor envolvido entre os três. Cada um tem sua singularidade, seu afeto. Estão livres para serem felizes, cada um com sua autonomia".

SONHO

A paulista de Santo André começou a carreira como modelo de comerciais aos 8 anos. E, aos 9, já estava no elenco do seriado 'Sandy e Junior'(2000-01). "O melhor de começar cedo é conviver com artistas, por esse respeito pela diversidade que existe. Acho fundamental ter esses valores desde cedo, pensar na singularidade das pessoas", diz.

"Vivemos numa sociedade que só preza o bem estar. Os momentos tristes, difíceis, também nos ensinam. Desde cedo, tive esse espaço para sentir tudo isso e saber que fazem parte da vida. Agradeço minha história".

Casada há três anos com Michel Melamed, com quem tem dois gatos ("Penso em filhos, sim, é uma coisa que vai acontecer para mim, a longo prazo"), Letícia não faz muitos planos para depois da novela. "Acho que vou visitar a família, ficar no interior. Ficar com eles, os cachorros", conta. "Quero um tempo para sonhar, acho. Ficar em contato comigo mesma. Me reconectar".

Atuante na relação com seu público nas redes, a atriz também costuma se posicionar sobre questões políticas e sociais, mas deseja ir além.

"Tenho o sonho de fazer mais pela minha cidade, meu país. Contribuir para educação, cultura. Talvez fazer um trabalho social. Não sei ainda de que maneira. Mas vou ter as respostas em breve", diz.

Você pode gostar
Comentários