Aventuras na natureza

Por *Aventuras Maternas

Rio Ecoesporte com Grupo Mateiros e criancas - coluna Aventuras Maternas
Rio Ecoesporte com Grupo Mateiros e criancas - coluna Aventuras Maternas -

Em uma cidade como o Rio, programas perto da natureza são sempre uma boa escolha para aproveitar os dias mais quentes. E para famílias que têm crianças aventureiras, uma boa dica é conhecer algumas trilhas, seja para se exercitar, aprender mais sobre plantas ou observar a vista que só é possível de alguns pontos. Pensando nisso, a coluna pediu ao Grupo Mateiros (www.rioecoesporte.com) quatro locais que farão a garotada ficar animada.

Mirante da Cascatinha Parque da Tijuca. Essa trilha ainda é pouco explorada pelos aventureiros cariocas. Por ser leve e bem conservada, é uma boa opção para ir em família. No caminho, os visitantes desfrutam do contato com a natureza, conhecem árvores exóticas e podem ir ao centro de visitantes para aprender sobre a história do parque e apreciar a vista em um charmoso mirante de madeira.

Parque Estadual da Chacrinha. Escondido em Copacabana, o parque estende-se ao longo da Ladeira do Leme e desde a Praça Cardeal Arcoverde até o antigo pórtico do reduto do Leme, fortaleza que controlava o acesso de Copacabana a Botafogo. O nome vem da denominação popular "Chacrinha", de "pequena chácara". A área é uma ótima opção não só para crianças, como para visitantes de terceira idade, pois tem fácil acesso e locais com brinquedos e bancos para descanso.

Trilha do Parque da Catacumba. A trilha, que leva ao mirante do Morro do Sacopã, é leve, com duração de 30 minutos e um visual muito bonito. Além da trilha, as crianças têm a opção de fazer um percurso de arvorismo e tirolesa dentro do próprio parque.

Trilha do Mirante do Caeté Prainha. O percurso, um pouco cansativo, dura cerca de 30 minutos. A trilha é fácil, mas pessoas menos experientes podem demorar mais tempo para chegar ao topo. Porém, todo esforço se torna válido ao chegar no destino final, com vista lá de cima para a Praia da Macumba, Pontal, Recreio e Barra da Tijuca. Na volta, uma boa é aproveitar para dar um mergulho em uma das praias do entorno.

Comentários

Últimas de DMulher