Paola Carosella, chef e jurada do Masterchef, na Band - Divulgação
Paola Carosella, chef e jurada do Masterchef, na BandDivulgação
Por BÁRBARA SARYNE

Rio - Paola Carosella já não é mais a mesma. Jurada do 'Masterchef' desde a primeira temporada do programa, em 2014, a argentina nunca quis holofotes e sempre manteve uma postura mais discreta. De um tempo para cá, no entanto, a cozinheira tem aproveitado a visibilidade para expor suas opiniões e debater temas importantes na internet. Recentemente, por exemplo, Paola escreveu sobre autoestima, padrões de beleza e machismo. Para ela, discussões como essas são importantes e as informações compartilhadas ajudam, aos poucos, a sociedade a mudar de mentalidade em vários campos.

"Atualmente, estamos falando tanto sobre esses temas que a gente fica mais antenada. Você já consegue colocar algumas experiências do dia a dia e alguns comentários do cotidiano como machismo, encontrar onde é que ele está", diz ela, que não se preocupa com as críticas de quem não tem curtido seus posicionamentos na web. "Nas redes sociais, não me importo nem um pouco. Na verdade, não me importo com os babacas", completa.

Defensora do conhecimento, a chef acredita na evolução das pessoas e afirma que, por nunca ter ouvido falar sobre machismo na infância, certamente cresceu sem perceber vários episódios em que foi atacada de alguma maneira por ser mulher. Até hoje, inclusive, Paola não se lembra de ter sofrido machismo na cozinha, mas imagina que vários casos possam ter passados despercebidos por conta da criação que recebeu da mãe, Irma Polverari, que foi de uma geração que não abordava o assunto dentro de casa.

"Eu cresci vendo uma mãe de família muito humilde, que se formou em Direito, que teve muitos empregos, que era muito lutadora e ambiciosa, que curtia muito trabalhar. E nunca falou para mim: 'cuidado porque o mundo é machista'. Então, quando comecei o meu caminho, estava só concorrendo com outras pessoas, estava exercendo a minha ambição, e se eu tinha que trabalhar mais do que os outros, com muito entusiasmo, eu fazia isso com o maior prazer porque não me sentia prejudicada", afirma.

Paola Carosella - reprodução instagram

Referência na gastronomia, Paola é humilde e prefere "não se ligar" no sucesso do 'Masterchef', que estreará sua décima temporada neste domingo, pois acredita que enxergar tudo como algo natural é uma forma de não se deslumbrar e nem tirar os pés do chão. Muito fiel aos seus valores, ela conta que os jurados não ficam sabendo nada sobre a vida dos participantes durante as gravações do reality e, justamente por isso, já se irritou com suas próprias atitudes ao assistir ao programa em casa, acompanhando tudo que não tinha visto enquanto os competidores cozinhavam.

"Teve aquele episódio de um cara que mandou a menina limpar o chão, o Ivo Lopes (do 'Masterchef Profissionais' em 2016). Eu lembro que, no dia em que ele foi eliminado, fiz questão de acompanhá-lo até a porta. Não tinha ouvido isso que ele disse para a moça, mas se eu tivesse ouvido, talvez não teria ido até a porta com ele", revela a jurada.

Tudo novo

O clima de mudanças e aprendizado não está apenas nas atitudes de Paola Carosella. O próprio programa apresentado por Ana Paula Padrão será repaginado, pois a Band apostará, pela primeira vez, em sua exibição aos domingos. A ideia, agora, é brigar pela audiência no dia mais disputado da TV aberta e chamar a atenção ao trazer provas, ingredientes e receitas que fizeram sucesso em temporadas anteriores.

Segundo Ana Paula Padrão, a mudança é reflexo da maturidade que o programa alcançou ao se fortalecer no segmento. Um plano B, inclusive, nem foi cogitado caso a audiência não seja a esperada. Paola acredita muito que a aposta dará certo, principalmente porque o time de jurados é muito verdadeiro e o público gosta de ver programas leves, mas cheios de adrenalina em família.

"A gente realmente gosta do que faz no 'Masterchef' e só chegamos até aqui porque o que estamos fazendo é verdadeiro, não é um esforço. É claro que tem o esforço no sentido de ter muitas gravações e tudo mais. Mas é gostoso de fazer. O dia em que as coisas forem feitas de outra forma é melhor mudar o elenco ou o programa. Chegamos aqui porque tudo fluiu com muita naturalidade", avalia.

Para quem está acostumado com o programa nas noites de terça, a Band exibirá um resumo do que acontecerá nos episódios de domingo e incluirá cenas de bastidores, como alguns comentários dos jurados, deslizes dos participantes, acontecimentos engraçados, receitas campeãs das edições passadas e outras curiosidades. "Será o 'Masterchef Para Tudo'", avisa Ana Paula Padrão, que não quer perder a audiência de quem ligava a TV na Band neste horário.

Masterchef Brasil 2019, na Band - fotos reprodução insrtagram

Além disso, outra mudança que o reality enfrentará será o de seguir a direção de Marisa Mestiço, que antes atuava como roteirista da atração. A profissional conta que pretende manter tudo o que já dava certo no programa, mas já chegará mostrando o poder da mulherada com uma prova em que os participantes terão de cozinhar para 400 mulheres após uma partida clássica de futebol feminino.

Depois de tantas edições, a impressão que dá é que quem entra na disputa tem a vantagem de já conhecer os perfis dos jurados, mas Paola afirma que, se garantir nisso, é uma verdadeira pegadinha. "Quando as provas começam, eles percebem que não é simples como achavam", diz a chef. Fogaça completa que as exigências só aumentam, e Erick Jacquin tem tudo para pegar mais leve. "Estou bem mais sensível depois que os gêmeos nasceram", diz ele, que se tornou papai pela segunda vez no fim do ano passado.

Você pode gostar
Comentários