Juliana Paes fala sobre fama e expectativa para protagonista de 'A Dona do Pedaço'

Atriz será Maria da Paz na próxima trama das 21h da Globo

Por Nathalia Duarte

Com os filhos Antônio e Pedro
Com os filhos Antônio e Pedro -

Juliana Paes mostrará que é uma boleira de mão cheia na próxima novela das 21h, 'A Dona do Pedaço'. Será através da venda de bolos que Maria da Paz, personagem da atriz, mudará completamente de vida e se tornará dona de uma rede de confeitarias.

Mas, o começo de Maria da Paz se passa na cidade fictícia de Rio Vermelho, no Espírito Santo. Lá, ela vive com a família, os Ramirez, justiceiros profissionais que vivem em pé de guerra com a família Matheus. Há gerações, os dois núcleos se perseguem e se matam, até que Maria da Paz Ramires se apaixona por Amadeu Matheus (Marcos Palmeira) à primeira vista.

Para Juliana, é nesse momento que a personagem mostra que, mesmo vivendo em uma família tão violenta, consegue tirar um sentimento bonito de todo cenário e promover a paz. Porém, no dia do casamento, Amadeu é atingido por um tiro misterioso. Acreditando que o grande amor morreu, Maria da Paz precisa fugir para a cidade grande e começar uma nova vida.

“É quando ela mostra a razão pela qual tem esse nome. Ela quer promover a paz entre essas famílias. Chega um momento em que ninguém sabe mais o porquê de tudo isso. Quem começou a matar quem. Ela quer viver esse amor, já teve um noivo que foi morto pela família e propõe esse pacto. Mas ele não se concretiza. A partir daí, ela fica jurada de morte e precisa fugir para São Paulo”, conta a atriz.

Para enfrentar os desafios de São Paulo, Maria da Paz começa a vender bolo, receita que aprendeu com a avó Dulce (Fernanda Montenegro). Os doces fazem tanto sucesso que Maria consegue se tornar uma empresária de sucesso, dona do próprio negócio.

“Ela começa assim, vendendo bolo na rua em uma carrocinha, depois em uma portinha de garagem e aí a coisa começa a dar certo. Ela tem esse jeito doce, generoso, amoroso com as pessoas, e ela coloca tudo isso nos bolos. Passam-se 20 anos, e ela se transforma em uma grande dona de um império da confeitaria”, adianta Juliana.

Maria da Paz ( Juliana Paes ) e Amadeu ( Marcos Palmeira ) - Globo / João Miguel Júnior

Processo de criação

Para fazer essa empresária de sucesso, Juliana Paes teve que aprender alguns truques já que, na vida pessoal, a atriz diz que não costuma cozinhar. “Não sou muito de ir para a cozinha, mas quando vou, é para fazer sobremesa. Claro que fazer um bolo comum, um bolinho de banana sempre foi fácil para mim. Mas eu tive aulas de uma culinária mais avançada. Existem segredinhos e jeitos de fazer no manejo, que são mais profissionais, e eu tive que aprender”, conta.

Passar por esse processo de criação, para Juliana, é um dos pontos chave para ela encontrar o eixo e definir a personalidade da personagem. “Gosto muito dos processos criativos antes da novela, para mim essa é a parte mais saborosa. Quando começo a fazer um bolo e a entender como são as mãos dessa mulher, como é que ela se comporta, como ela era como menina. Tudo isso a gente vai colocando num caldeirão de ideias e criando o corpo do personagem”.

Juliana Paes no workshop para fazer bolo - Globo/Raquel Cunha

Grande elenco

Além de Marcos Palmeira — com quem Juliana já viveu um par romântico em 'As Brasileiras' — e Fernanda Montenegro, o elenco conta com grandes nomes como Nívea Maria, Agatha Moreira, Reynaldo Gianecchini e Paolla Oliveira. “Estou muito feliz com esse elenco, não poderia estar mais feliz. O Marcos a gente já tinha trabalhado antes, então a gente já tinha essa troca de amizade. Ele é muito pé no chão, muito simples. E a gente tenta ir nessa linha. Acaba a novela, ele vai lá pro sítio dele, eu volto para meu churrascão em São Gonçalo e vida que segue”, diverte-se.

Fama não enche os olhos

Juliana Paes está com quase 20 anos de carreira, que começou em 'Laços de Família'. A novela de Manoel Carlos fez a atriz conquistar o público e interpretar diversas personagens marcantes. De Bibi Perigosa a Gabriela, a carreira de Juliana foi crescendo a cada ano. Mas, para a atriz, o glamour de ser atriz não está na fama.

“Sempre achei muito chatas essas pessoas que se sentem descoladas das outras profissões porque são artistas. Acho que o trabalho do artista é como o trabalho de qualquer outro profissional. Eu não consigo achar que a gente está descolado em nenhum quesito. O que a gente tem de diferente é a visibilidade. A gente fica em uma vitrine o tempo todo. Mas isso é difícil, porque são expectativas que você tem que atender o tempo todo. Por outro lado, o bônus para mim é poder viver personagens diferentes e estar cada dia em um lugar, cada dia com uma equipe. O que as pessoas julgam que, às vezes, é o grande bônus, não é”, explica Juliana.

Filhos

Mãe de dois meninos, Pedro, de 8 anos e Antônio, de 5, a atriz explica como é o desafio de criar futuros homens nos dias atuais. “É uma missão, uma tarefa complicada. Porque a gente não educa os filhos sozinhos, tem as pessoas à volta, que são parte da formação da mentalidade de uma criança. Essa parte é a mais difícil. Tem o que eles assistem na televisão, no celular, tem o que o avô que é de uma geração anterior. Às vezes, é bom chegar para o homem e falar para ele ser como quiser, escolher a cor que quiser e se expressar como quiser. ‘Deixa eles se expressarem’ é uma das frases que mais uso em casa”.

Juliana Paes com Antônio e Pedro - Reprodução do Instagram

Para todas as mulheres

Seja sendo a dona do pedaço de bolo que faz sucesso, ou dona da própria vida, é através de muita luta que Maria da Paz consegue conquistar os seus pedaços e cria, sozinha, a filha Josiane (Agatha Moreira). A mãe oferece tudo o que a menina precisa, mas a jovem cresce ambiciosa e se une ao playboy Régis (Reynaldo Gianecchini) para conseguir mais dinheiro de Maria da Paz. Seja na vida pessoal, ou no trabalho, Maria enfrenta todas as batalhas para mostrar que é, sim, a grande dona do pedaço. Para Juliana Paes, a novela fala com todas as mulheres batalhadoras que lutam por seus espaços.

“A Dona do Pedaço fala com todas as mulheres. Estou muito feliz ao criar essa personagem, porque a novela vai conversar com todas as mulheres que são donas de si, que se fizeram pelo próprio esforço. E que são a razão do próprio sucesso. Esse é o sentido de ser a dona do seu próprio pedaço, da sua própria vida, da sua própria história. Nesse sentido, a personagem vai falar muito com o público feminino. Essa palavra do empoderamento que está na moda agora, e eu acho muito bom que esteja, tem tudo a ver com essa Maria da Paz que estamos trazendo”

E quando você se sente a dona do pedaço? “Quando eu consigo dar conta de muitas coisas ao mesmo tempo. Quando consigo gravar, chegar em casa, tomar conta da merenda das crianças, fazer dever de casa, colocar para dormir. Leio uma historinha para meus filhos, deito e ainda vou assistir a um filminho. É aí que eu falo que estou me sentindo a dona do pedaço”, diverte-se.

Galeria de Fotos

Com os filhos Antônio e Pedro Reprodução do Instagram
Juliana Paes como Maria da Paz Globo/João Miguel Júnior
Juliana Paes Guilherme Lima
Juliana Paes Guilherme Lima
A atriz com Marcos Palmeira, o Amadeu, seu par na trama Globo / João Miguel Júnior
Juliana fez workshop para aprender a fazer bolo Globo/Raquel Cunha
Juliana Paes Sergio Baia
Juliana Paes como Maria da Paz Globo / João Miguel Júnior
Juliana Paes Sergio Baia
Gravando cena como Maria da Paz: boleira e dona de um império da confeitaria Globo/João Miguel Júnior
Juliana Paes, como Maria da Paz, e Marcos Palmeira, que vive Amadeu Globo/João Miguel Júnior